Jornada do Patrimônio compõe iniciativas de valorização da História de Hortolândia

Evento será no Museu Municipal Estação Jacuba, nos dias 01, 02 e 03/08; programação terá atividades relacionadas ao trem e às tradições culturais da cidade; jornada abrirá a Semana Cultural de agosto

O trem é parte importante na formação de Hortolândia. Para resgatar a história do município para as velhas e novas gerações, a Prefeitura promove a Jornada do Patrimônio. O evento será no Museu Municipal Estação Jacuba, nos dias 01, 02 e 03/08. O museu está localizado na rua Rosa Maestrello, 2,Vila São Francisco. A jornada abrirá a Semana Cultural de agosto, também realizada pelo município.

A programação terá atividades referentes ao trem e às tradições culturais da cidade. A jornada é um evento do governo do Estado, com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico-cultural paulista. Este ano é a 6ª edição, cujo tema é a importância das ferrovias para o desenvolvimento do estado. A partir dessa temática, a proposta é apresentar para o público bens e locais históricos relacionados ao transporte ferroviário. Hortolândia foi um dos municípios selecionados pelo governo estadual para participar da jornada deste ano. Mais informações estão disponíveis no site da jornada (CLIQUE AQUI).

Uma das atrações da jornada em Hortolândia é a exposição fotográfica. O público poderá conferir 40 imagens antigas da Estação Jacuba, cedidas por moradores da cidade. O prédio da Estação Jacuba foi reformado e restaurado pela Prefeitura, e hoje a construção é onde fica o museu.

A exposição poderá ser visitada nos dias 01 e 02/08, das 8h às 16h, e no dia 03/08, das 9h às 12h. Nos dias 01 e 02, o público poderá ainda fazer visitas guiadas no museu com a equipe do próprio espaço.

Já no dia 03/08, às 9h, a jornada terá apresentações com grupos que mantém vivas tradições populares da cidade, como viola caipira, Folia de Reis e catira.Esta última é um tipo de dança, na qual os dançarinos, divididos em duas fileiras, fazem coreografias ao som de modas de viola. O ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos.

Haverá também atividade de recreação com o resgate de brincadeiras infantis populares, sob coordenação do arte-educador da Secretaria de Cultura, Shita Yamashita.

As apresentações serão com os seguintes grupos:

– Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

– Grupo Pioneiros do Catira

– Cia. de Reis Rosa dos Anjos

– Orquestra Feminina de Viola Caipira de Hortolândia

– Mestre Léo Lopes e alunos do curso de Formação Cultural em Patrimônio e Memória da Prefeitura que farão apresentação de capoeira

– Coral Jovem (grupo do Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia Maestro Ronaldo Dias de Almeida)

– Alunos do curso de violão popular da Prefeitura

Programação da Jornada do Patrimônio de Hortolândia:

Dias: 01, 02 e 03/08

Local: Museu Municipal Estação Jacuba

Endereço: rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco

– Exposição fotográfica:

Dias 01 e 02/08,das 8h às 16h

Dia 03/08, das 9h às 12h

– Apresentações Artísticas:

Dia 03/08, às 9h às 12h