Hortolândia tem projetos culturais sobre inclusão social, dança e meio ambiente

Programação desta semana reúne projetos que foram contemplados pelo edital federal da PNAB, divulgado pela Prefeitura no ano passado

Hortolândia segue com programação movimentada com várias atividades culturais, nesta semana. São os projetos contemplados pelo edital federal da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), divulgado pela Prefeitura de Hortolândia no ano passado.

A programação começa nesta quarta-feira (26/03) com a palestra “Diversidade viva – construindo pontes inclusivas”. A atividade será, às 10h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.

A palestra será ministrada pela empreendedora Josi Zurdo, que irá abordar o tema diversidade física e inclusão. A atividade quer fazer o público refletir sobre como as limitações físicas podem ser transformadas em oportunidades de superação e crescimento. Para isso, a empreendedora irá abordar a história do francês Louis Braille, criador do sistema de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual.

“Teremos também dinâmicas que nos desafiarão a pensar e agir de forma inclusiva, buscamos criar um ambiente de empatia e aprendizado. Vamos explorar, juntos, como o humor, a adaptação e a persistência podem nos ensinar a celebrar as diferenças, tornando o mundo um lugar mais justo e acessível para todos”, destaca Josi.

O projeto da empreendedora consiste em três palestras. A primeira foi ministrada para alunos de uma escola municipal, na semana passada. A terceira e última palestra será ministrada em uma empresa da cidade, em abril.  


HIP HOP

A dança pode ser artística e também beneficiar a saúde. É com esse objetivo que o projeto WKP Hip Hop acontece nesta sexta-feira (28/03), às 8h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Adelaide, localizada na rua Júlio César do Nascimento, 355. A atividade é aberta ao público em geral. É necessário fazer inscrição via WhatsApp, pelo número (19) 98729-0678.

De acordo com a responsável pelo projeto, a professora de dança Anike Shakur, a atividade será uma oficina sobre danças urbanas, com foco no hip hop. “Vamos fazer uma breve apresentação sobre modalidades de danças urbanas. Depois, teremos a parte prática, na qual vamos ensinar alguns passos básicos do hip hop dance”, explica a professora. O projeto consiste em três oficinas. As duas próximas serão ministradas em uma escola pública e uma ONG, em datas ainda a serem definidas.

ÁGUA

Que tal despertar a consciência ambiental nos pequeninos? As famílias poderão fazer isso no projeto Criança e natureza, neste domingo (30/03), às 15h, no parque socioambiental Chico Mendes, localizado na região central.

De acordo com a responsável pelo projeto, a educadora ambiental Bella Tavarez, o projeto promoverá, ao longo do meses de março e abril, oito encontros com o objetivo de oferecer atividades socioeducativas focadas às criança para desenvolver habilidades e conhecimentos de baixa tecnologia.

Neste domingo, o evento terá como tema a água. A educadora ambiental vai falar sobre os ciclos da água e destacar a importância de preservar os recursos hídricos. O evento vai ensinar ainda a criançada sobre como fazer hidroponia, que é a reprodução de vegetais com o uso de água.

Confira abaixo as próximas datas do projeto:

– 06/04

– 13/04

– 20/04

– 01/05

 

– 04/05