Sarau Parada Poética começa às 19h no Museu Municipal Estação Jacuba
A arte literária tem lugar cativo na Semana Cultural de Hortolândia. A Prefeitura promove dois eventos para os apreciadores da palavra escrita e oral: o sarau Parada Poética e o projeto Escritores de Hortolândia. O sarau receberá o poeta Sergio Vaz. Já o projeto lançará os livros “Brilhante escuridão atenuada”, de David Rodrigues Silva Neves, e “Doses de poesia suprema”, de Rozana Gastaldi Cominal. Os eventos serão na próxima segunda-feira (04/08), às 19h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A classificação indicativa para os eventos é 16 anos.
Sergio Vaz é figurinha carimbada do sarau, tendo já participado de edições anteriores do evento. Ele já se sente em casa em Hortolândia. Tanto que dessa vez fará algo especial. O poeta irá lançar seu novo livro, “Coração de criança não morre”.

Na obra, ele relembra a infância na periferia da cidade de São Paulo, por meio do personagem Gabriel. O autor mistura as linguagens de crônica e poesia, mas sem abrir mão do lirismo e da crítica social, esta última característica marcante de seu estilo literário. Vaz já tem vários outros livros publicados, dentre os quais “Colecionador de pedras”, “Literatura, pão e poesia” e “Flores de alvenaria”.
Sergio Vaz é o criador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, em 2000. O evento reúne artistas da periferia e promove trabalhos e atividades culturais.
O QUE É O SARAU?
O sarau Parada Poética abre espaço para a declamação de poesias. O evento tem microfone aberto para quem quiser recitar versos ou textos literários de autoria própria ou de autores brasileiros ou internacionais.
Para participar, é só comparecer e se inscrever no dia do evento. O sarau é na área externa do prédio da antiga e histórica Estação Jacuba, que foi restaurado e inaugurado pela Prefeitura, em 2014.
O idealizador do sarau é o rapper e músico Renan Inquérito, que dá as calorosas boas-vindas ao público. O evento conta ainda com o DJ Viny Blanco, que anima o público com os sons e as batidas dos seus toca-discos.
Além de nutrir a alma e a cabeça com poesia, o público pode matar a fome e a sede na área de alimentação com food trucks.
ESCRITORES DE HORTOLÂNDIA
Na mesma noite haverá mais novidades literárias com o projeto Escritores de Hortolândia, que lançará os livros “Brilhante escuridão atenuada – Complexidades indizíveis”, de David Rodrigues Silva Neves, e “Doses de poesia suprema”, de Rozana Gastaldi Cominal.

Durante o sarau, o público poderá conhecer as obras e conversar com os autores. Em seu livro, David reúne divagações sobre a vida e o próprio labor literário.

Em sua obra, Rozana apresenta poemas nos quais combina o olhar feminino e crítica social, caracterizados por uma linguagem densa e lírica.


O projeto Escritores de Hortolândia foi criado pela Prefeitura em 2024. A proposta é incentivar a produção literária de autores locais, bem como o hábito da leitura e a formação de novos leitores.
A programação da Semana Cultural de agosto está disponível no portal da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK.