Hortolândia tem locais mapeados para serem cenários de filmes

Prefeitura guiou tour do São Paulo State Film Commission pela cidade, nesta terça-feira (19/08); visita foi para mapear locais com potencial para serem cenários em produções audiovisuais nacionais e estrangeiras

Já pensou ver um filme romântico que mostra um casal contemplando o pôr do sol na Ponte Estaiada? Ou um comercial de margarina com uma família feliz fazendo piquenique no Parque Irmã Dorothy Stang? Essas cenas poderão ser assistidas, quem sabe em breve, nas telas de cinema, celulares, notebooks e televisões. Hortolândia recebeu a visita do órgão estadual São Paulo State Film Commission, nesta terça-feira (19/08). A equipe do órgão veio mapear locais e pontos turísticos da cidade com potencial para serem cenários em produções audiovisuais, como filmes, novelas, comerciais e séries.

A visita é resultado da seleção de Hortolândia para integrar o São Paulo State Film Commission. O anúncio oficial sobre a escolha do município foi feito em maio deste ano. Com isso, Hortolândia também passa a ser uma das cidades-polos do SP State Film Commission.

De acordo com o governo do Estado, o órgão foi criado para apresentar a variedade de paisagens e culturas das cidades paulistas, ajudando a fomentar a produção audiovisual. O órgão faz a intermediação de contato de empresas que tenham interesse em filmar em cenários e pontos turísticos mapeados pelo SP State Film Commission nas cidades paulistas.

A Secretaria de Cultura guiou o tour do SP State Film Commission pela cidade. A equipe do órgão fez fotos de 10 locais e pontos turísticos, dentre os quais:

– Ponte Estaiada

– Parque socioambiental Irmã Dorothy Stang

– Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE)

– Comunidade Santa Rita de Cássia

– Trevo da EMS, que dá acesso à rodovia SP-101

– Paço Municipal de Hortolândia (sede da Prefeitura)

PRÉDIOS MODERNOS

A assistente de produção do SP State Film Commission, Alice Santiago, destacou a grande quantidade de indústrias em Hortolândia como um dos chamarizes da cidade.

“Por ser uma cidade nova, Hortolândia tem prédios modernos. Isso é algo que ainda não tínhamos encontrado. A maioria das cidades que já mapeamos são antigas e possuem construções históricas. Visitamos em Hortolândia diversos lugares que são muito promissores. Acreditamos que esses locais possam atrair produções audiovisuais. A cidade tem seu diferencial pela Ponte Estaiada, passarelas, rodovias, prédios espelhados e mais modernos, parques socioambientais e também pelas comunidades”, enalteceu Alice Santiago.Outro aspecto elogiado por ela foi a receptividade local. “Fomos muito bem recebidas. Tivemos dicas valiosas das pessoas da Secretaria de Cultura, que estão cuidando do projeto da São Paulo State Film Commission. E também de produtores locais com os quais pudemos conversar”, destacou Alice.

Ainda de acordo com a assistente de produção, o SP State Film Commission irá avaliar as fotos e, gradativamente, irá disponibilizar informações e imagens dos locais visitados em Hortolândia no site do órgão (CLIQUE AQUI).

Na segunda-feira (18/08), a Secretaria de Cultura promoveu uma consulta pública para apresentar o São Paulo State Film Commission para profissionais do setor de audiovisual local e da região.

Também participaram do encontro as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação; Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos; Mobilidade Urbana; e Segurança.