Prefeitura já convocou os 65 contemplados para assinarem o Termo de Execução Cultural
Hortolândia tem trabalhado com agilidade para fomentar a produção artístico-cultural local. Prova disso é que, dentro da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o município é um dos que está mais adiantado com a execução da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). A Prefeitura já iniciou o chamamento dos responsáveis pelos 65 projetos contemplados para assinarem o Termo de Execução Cultural, na semana passada.
A Secretaria de Cultura divulgou o edital de chamamento público de fomento cultural para seleção de projetos em setembro deste ano. A análise dos projetos foi feita em outubro. Ainda durante esse período, a Secretaria de Cultura promoveu uma live e sessões tira-dúvidas para orientar e esclarecer fazedores culturais sobre o edital e a PNAB. A lista dos 65 contemplados foi divulgada no evento Giro Pro, realizado terça-feira passada (19/11). A lista dos contemplados também foi publicada na edição do mesmo dia do Diário Oficial Eletrônico.
A chefe do setor de captação da Secretaria de Cultura, Eliane Silva, explica que o Termo de Execução Cultural é o documento que formaliza o pagamento dos recursos para cada um dos 65 contemplados executarem seus projetos. O município deverá fazer o pagamento dos recursos até 20/12 deste ano. Por sua vez, os contemplados deverão executar os projetos até o dia 31/05 de 2025. O edital selecionou 65 projetos que deverão ser apresentados para a população nas áreas de teatro, música, fotografia, dança, grafite, dentre outras.
Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, o fato de Hortolândia estar adiantada com a execução da PNAB é resultado da atuação ágil da Prefeitura, que tem criado políticas públicas dinâmicas para apoiar a produção de fazedores culturais e profissionais do segmento.
“A PNAB de Hortolândia está à frente das outras cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) porque nossa gestão tem sido pioneira na criação de políticas públicas culturais dinâmicas e ágeis, com foco no apoio direto aos profissionais da área e no fomento contínuo da produção cultural local. Enquanto outras cidades ainda estão em processo de implementação de ações concretas, Hortolândia já possui uma estrutura sólida de editais, parcerias com a iniciativa privada e diversos investimentos em espaços culturais. Além disso, temos um diálogo constante com os artistas da cidade, ouvindo suas necessidades e propondo soluções que atendam diretamente às demandas do setor. Nosso foco em formação e acessibilidade também nos coloca à frente, oferecendo mais oportunidades para a população. Ao criar um ambiente propício para o desenvolvimento artístico e cultural, Hortolândia não só fortalece sua identidade, mas também se posiciona como uma referência regional no campo cultural”, ressalta o secretário.
CONTEMPLADOS
Um dos contemplados pelo edital da PNAB que já assinou o termo é o produtor cultural Matheus “Math” Sousa, de 28 anos. Morador do Jardim Amanda, ele irá organizar um evento de slam. Slam é uma disputa de poesia falada que surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1980. Essa manifestação artística começou a se difundir no Brasil a partir dos anos 2000, principalmente entre o público jovem das periferias.
De acordo com o produtor, a proposta do seu evento terá caráter inclusivo. “O slam tem um lado mais amoroso e pacífico. Aqui em Hortolândia já rolaram uns eventos de slam, mas que não têm essa pegada inclusiva e de diversidade que queremos propor”, explica Math.
Para anteceder o evento, o projeto prevê ainda a realização de uma oficina de slam. “A ideia é que o público faça a oficina a fim de aprender a linguagem do slam para, em seguida, participar do evento”, explica o produtor.
A execução da PNAB pela Prefeitura é elogiada pelo produtor. “A PNAB é algo muito bom. Hortolândia está muito à frente na questão da cultura. Esse edital é importante para fomentar atividades artístico-culturais para a cidade e a população”, destaca o contemplado.
Quem também foi contemplada e já assinou o termo é a cantora Ju Peres. Moradora do Jardim Sumarezinho, a artista irá apresentar o espetáculo musical “O canto da voz negra”.
No show, acompanhado de uma banda, ela irá interpretar músicas de artistas negros brasileiros consagrados. O repertório terá canções de Clara Nunes, Martinho da Vila, Paula Lima, Iza, Ellen Oléria, dentre outros. “Será um espetáculo para celebrar o povo preto e nossos ancestrais”, resume a cantora, que destaca ainda que a intenção é que o espetáculo também seja gravado.
A artista também elogia a iniciativa da Prefeitura de Hortolândia de fomentar a cultura por meio da PNAB. “Eu, como cidadã, me sinto muito orgulhosa de participar desse momento incrível que Hortolândia está vivendo. Para mim, a PNAB é fundamental para fomentar o crescimento artístico-cultural da cidade. Eu sou muito grata por ter sido selecionada e poder conseguir ver um sonho, que é esse espetáculo, se tornar realidade”, diz emocionada a cantora.
PNAB
A PNAB é baseada na lei federal 14.017 de 2020, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. A lei foi criada, em caráter emergencial, para fornecer recursos com o objetivo de socorrer o setor cultural, cujas atividades foram paralisadas em razão da pandemia do Coronavírus. O nome da lei homenageou Aldir Blanc, compositor fluminense que morreu em decorrência da COVID-19. Em 2022, a PNAB foi instituída por meio da lei federal 14.399.
Para a execução da PNAB, o município recebeu do governo federal um total de recursos de R$ 1.594.559,14. De acordo com a Secretaria de Cultura, esse valor será utilizado em dois editais. O primeiro é o de fomento cultural, que contemplou 65 projetos, para o qual serão destinados em torno de R$ 900.000,00 dos recursos recebidos.
O valor restante será destinado para o edital do programa federal Cultura Viva, que foi divulgado pela Prefeitura em outubro deste ano. De acordo com a Secretaria de Cultura, o processo de avaliação dos projetos inscritos para o edital Cultura Viva já está sendo realizado. A lista dos projetos contemplados está prevista para ser divulgada na primeira quinzena de dezembro deste ano.