A artista, com seu violão, foi a atração do sarau da Prefeitura, na noite desta segunda-feira (01/09)
A noite cálida desta segunda-feira (01/09) foi a primeira de setembro, mês que marca o início do período primavera-verão. Clima propício para aflorar a poesia nas mais de 250 pessoas presentes ao sarau Parada Poética, promovido pela Prefeitura. O público ocupou a área externa do Museu Municipal Estação Jacuba para se emocionar e soltar a voz junto com a cantora e compositora Bia Ferreira, que foi a atração do sarau. O evento integra a Semana Cultural deste mês.
Com seu violão, Bia interpretou algumas de suas músicas mais conhecidas, como “Cota não é esmola”. A artista destacou o clima acolhedor do sarau.
“Encontrar numa segunda-feira à noite esse monte de gente disposta a trocar palavra, trocar poesia é o que faz o coração bater mais forte. E dá gás para essa revolução que a gente está construindo. Muito obrigado por me receberem aqui na cidade de vocês, pela partilha e pela poesia”, agradeceu a cantora.
O clima de proximidade com as pessoas é uma das características do sarau que agrada a artista. “A função da arte é comunicar com a gente. Isso não acontece no on-line, pois você não consegue ver a pessoa. É o olho no olho que transforma”, elogiou Bia.
Além de percorrer os palcos do Brasil, este ano a artista também tem feito apresentações mundo afora. Desde março, foram em torno de 60 shows em diferentes países e continentes. Nas últimas semanas, Bia fez uma extensa tour pela Europa. “É uma oportunidade de conhecer outras culturas. Pude rever a África”, destacou a cantora.
Nas próximas semanas, a artista embarca outra vez para terras internacionais. Seu próximo destino será os Estados Unidos, onde atualmente o clima de tensão é forte, gerado pela política externa praticada pela atual Administração que ocupa o poder.
“Lá, a corda tem sido tensionada muito mais. Tive receio em não conseguir renovar meu visto. Ninguém é ilegal numa terra que foi roubada dos índios. A democracia está morrendo nos Estados Unidos. E por causa disso tudo que anda rolando, o público latino de lá tem se identificado muito mais com meu trabalho”, avalia a cantora.
Em paralelo à agenda de show aqui e lá fora, Bia Ferreira não para e planeja lançar três disco diferentes. “Sou doida”, explica a artista, às gargalhadas. O primeiro, intitulado “Bia Ferreira solo”, previsto para sair no próximo mês, no formato voz e o violão, é o registro do show atual que ela tem apresentado. O repertório reúne suas músicas mais conhecidas.
O outro, que ela considera que será um EP, será no estilo rap, com influências das culturas dos países africanos Cabo Verde e Angola.
Por fim, o terceiro disco que, de acordo com ela, deve ser lançado em janeiro, é um disco de reggae, com 13 composições autorais.
ESCRITORES
Além de se deleitar com o show de Bia Ferreira, o público presente ao sarau pôde ainda conferir o projeto Escritores de Hortolândia, também realizado pela Prefeitura.
O projeto promoveu o lançamento dos livros “Memórias de minhas groupies”, de Wau M.Q., e “Rinha de homens”, de Ricardo Cunha.
A Semana Cultural de Hortolândia prossegue nesta terça-feira (02/09), à tarde com o evento Mega Batalha. Já à noite, acontece o evento Batalhas, Rimas e Conhecimento (BRC), que terá show do rapper Ndee Naldinho e a batalha de rimas com os vencedores da Mega Batalha.
A Semana Cultural de Hortolândia deste mês vai até o dia 13. A programação pode ser acessada no portal da Prefeitura, por meio deste LINK.
Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.











