Confira a programação completa do evento literário que a Prefeitura de Hortolândia fará no próximo domingo (25/05)
Depois de interpretar sucessos de Belchior, em 2024, a cantora Ana Cañas voltará a Hortolândia em mais um aniversário da cidade, desta vez para participar do 4º Literalendo. A artista é uma das atrações confirmadas da programação da festa literária que a Prefeitura promoverá no próximo domingo (25/05), dentro dos festejos pelos 34 anos de emancipação da cidade.
O Literalendo é uma iniciativa para celebrar a política pública de incentivo à leitura no município. Neste ano, o tema escolhido é “O livro e seus encantos”. A festa literária acontecerá, das 11h às 17h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, com diversas atrações gratuitas.
Ana Cañas trará ao público canções de seu mais novo trabalho, a turnê “Vida Real”, em que, além de tocar violão e gaita, apresentará versões de trabalhos consagrados na voz de Rita Lee, Tim Maia, Belchior e Edith Piaf. No ano passado, Cañas participou do projeto “Todas Elas”, apresentando-se no Museu Municipal Estação Jacuba.
A programação completa do 4º Literalendo acaba de ser fechada. Entre as atrações desta edição, além da cantora paulistana, estão: a partir das 12h, oficina de brincadeiras cantadas e contação de histórias, com os Griots de Campinas; às 13h, apresentação da Turma “Nosso Amiguinho”, com personagens da revista infantil brasileira criada em 1952, publicada pela editora Casa Publicadora Brasileira, que está de volta; às 16h, apresentação da dupla de palhaços cantores “Patati Patatá”, e, até às 17h, exposição “Varal Étnico Ancestral”, que reunirá trabalhos autorais de 30 professores de Arte – panôs artísticos sobre algodão cru, com uso de tinta, sementes, miçangas e acabamentos manuais que expressam a ancestralidade, a diversidade e a força cultural dos povos originários e afrodescendentes. Segundo os organizadores, também está mantida a tradicional distribuição gratuita de livros paradidáticos e a feira de produtos alimentícios do Programa da EcoSol (Economia Solidária).
“O Literalendo é mais do que um evento literário — é um movimento de valorização da leitura, da cultura e da convivência. Estamos preparando cada detalhe com muita dedicação para que esta edição seja ainda mais especial”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.
Confira o roteiro das atividades no palco principal:
12h – Contação de Histórias – Solange Cachimiro e Aldo Moura;
13h – Turma “Nosso Amiguinho”;
14h – Apresentação da cantora Ana Cañas;
16h – Apresentação da dupla Patati Patatá.

Outras atividades gerais no Parque:
- Trilha da Infância e da Adolescência Segura – Núcleo Educacional Multidisciplinar apoio estudantes de Psicologia do UNASP.
- Campanha Bullying, Não! Cordel do Bullying – EMEB Richard Chibim Naumann
- Exposição grafismo africano e indígena “Varal étnico ancestral”, com obras desenvolvidas pelos professores de arte em especial atenção a Lei 10.639/03.
- Exposição de atividades das crianças e estudantes das unidades escolares da rede municipal de Hortolândia
- Oficina de Educação para o Trânsito – Secretaria de Mobilidade Urbana.
- Oficina de Brincadeiras Cantadas e Contação de Histórias – Associação Griots os Contadores de História – Campinas/SP.
- Praça de Alimentação: Tendas de Alimentação de Escolas Municipais e Parceiros (05) Tendas de Alimentação da Economia Solidária.