Nicolas é um dos pequenos leitores “condecorados” pelo novo projeto Estrelas da Biblioteca, em fase de implantação pelo órgão da Prefeitura
Com quatro meses de idade, o pequeno Nicolas já desenvolve o gosto pela leitura. Sua mãe, Vanessa Teixeira Vidal, levou-o até à Biblioteca Municipal de Hortolândia para fazer a carteirinha de usuário. O bebê é o mais jovem leitor cadastrado da biblioteca. Por esse motivo, Nicolas é um dos “condecorados” pelo novo projeto Estrelas da Biblioteca, em fase de implantação pelo órgão da Prefeitura.
O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que o projeto é uma ação para humanizar o atendimento a crianças de até 12 anos. O foco é incentivá-las a adquirir o hábito da leitura.
“O objetivo é estimular os pequeninos a conhecer a biblioteca junto com pais, família, parentes ou responsáveis. Esse primeiro contato é muito importante. As crianças precisam ser estimuladas a frequentar a biblioteca, que é uma das portas para se iniciar o hábito da leitura. A partir daí, queremos incentivar os pais para que continuem a trazer os filhos à biblioteca”, destaca o coordenador.
Para tornar a experiência mais lúdica e divertida, a biblioteca premia crianças de até 12 anos com o título “Estrela da Biblioteca”. A condecoração é feita com um adesivo, que pode ser colado na roupa da criança.
Para receber a “condecoração”, os pequeninos precisam fazer o cadastro de leitor e pegar emprestado até três livros. Crianças já cadastradas também devem levar até três livros para serem reconhecidas com o título “Estrela da Biblioteca”. Ainda no caso de crianças que já são cadastradas, a equipe da biblioteca anota no cadastro delas o empréstimo, que contará como pontos para subir da categoria Leitor Comum para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime.
MAIS LÚDICO
Vanessa Teixeira Vidal, mãe de Nicolas, aprovou o novo projeto. “É uma ação legal! As crianças gostam de receber prêmios e serem reconhecidas. Esse projeto atrai as crianças, e torna o ato de vir à biblioteca mais lúdico”, elogia a mãe.
Moradora do Jardim Campos Verdes, Vanessa é também leitora cadastrada. Além de Nicolas, ela tem uma filha, Helena, de oito anos. Por causa dos filhos, ela é frequentadora assídua da biblioteca. “Eu sempre pego emprestado muitos livros infantis”, conta Vanessa.
Para a mãe, estimular as crianças a ter o hábito da leitura é importante para que elas não fiquem entretidas só com as telas do celular e jogos eletrônicos. De acordo com ela, o filho pequeno já gosta de livros. “Eu leio bastante para o Nicolas. Ele gosta de livros coloridos e com histórias de lobos. Ele presta muita atenção, pega nos livros”, relata a mãe.
A leitura é um momento em que a mãe e seus filhos compartilham juntos. “Eu incentivo a Helena para que ela também leia os livros para o Nicolas. Ler é um momento que reforça os laços afetivos entre eu e meus filhos”, destaca a mãe.
No que depender de Vanessa, ela vai continuar a vir à biblioteca junto com os filhos. “O espaço da biblioteca é muito acolhedor. Para mim, ir à biblioteca é uma cultura que precisa ser estimulada nas crianças”, salienta a mãe.
CADASTRO
Quem quiser fazer o cadastro para se tornar usuário da biblioteca deve apresentar documento com foto original e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital.
Crianças ou adolescentes menores de idade que também querem se tornar usuários cadastrados devem apresentar documento original do pai, da mãe ou do responsável, e autorização assinada por algum deles.
Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).
Atualmente, a biblioteca tem um acervo com 18.000 obras. Os leitores podem consultar o acervo de forma on-line por meio deste site.
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
SALA INFANTIL
Biblioteca Municipal de Hortolândia tem ainda a chamada Sala Infantil, que oferece acervo de 1.765 livros de literatura infantil. São obras sobre histórias e contos de fadas e que também abordam temas variados como folclore, religião, datas comemorativas, sentimentos, dentre outros.

Além de livros, para alegria das crianças, a sala tem brinquedoteca com bichinhos de pelúcia, fantoches e jogos educativos. Recentemente, o espaço ganhou duas novidades: uma piscina de bolinhas e uma televisão, na qual são exibidos desenhos animados. E para que os pequeninos possam brincar com mais conforto, a sala tem conjunto de mesinha com quatro cadeirinhas e um tatame colorido.
Já para crianças maiores e adolescentes, a biblioteca municipal também tem um atrativo especial. É o espaço de histórias em quadrinhos, carinhosamente chamado de “Beco dos Quadrinhos”.O espaço tem um acervo com 800 obras, dentre gibis e mangás, que são as histórias em quadrinhos japonesas. Há títulos conhecidos, como os da Turma da Mônica, da Disney e dos herois da Marvel. Já as obras de mangás têm títulos e séries com personagens famosos, como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto e Yu-Gi-Oh. Para tornar o local mais aconchegante, o beco tem dois puffs para que os usuários possam desfrutar suas leituras com mais conforto.
