4º Literalendo terá exposição “Varal Étnico Ancestral” 

Atração celebrará a força dos grafismos africanos e indígenas, durante a festa literária da Prefeitura de Hortolândia

Os grafismos africanos e indígenas existentes no Brasil estarão em evidência, durante a próxima festa literária da Prefeitura de Hortolândia. É a exposição “Varal Étnico Ancestral”, atração confirmada na programação do 4º Literalendo, que  acontecerá no dia 25 de maio, dentro das atrações do aniversário de 34 anos de Hortolândia.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a exposição busca valorizar a leitura, a arte e a cultura no município. A mostra estará aberta ao público das 11h às 17h, no Parque Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com o coordenador pedagógico do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, Adelson dos Santos, a exposição reúne trabalhos autorais de 30 professores de Arte da rede municipal de educação. Eles mergulharam na estética e simbologia dos grafismos africanos e indígenas para criar panôs artísticos sobre algodão cru, com uso de tinta, sementes, miçangas e acabamentos manuais. As obras compõem um grande varal que expressa a ancestralidade, a diversidade e a força cultural dos povos originários e afrodescendentes.

O projeto nasceu da proposta pedagógica de fortalecer o letramento racial e promover a aplicação da Lei 11.645/08, que estabelece o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Durante os meses de março e abril, os professores participaram de encontros formativos e oficinas práticas nos HTPCs (Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo), aprofundando-se nas referências gráficas de diferentes povos e transformando pesquisa em arte.

“Mais do que uma exposição, o Varal Étnico Ancestral é um manifesto visual contra o racismo e um chamado à valorização das identidades que compõem o Brasil multicultural”, afirma o coordenador. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após sua estreia no Literalendo, a mostra se tornará itinerante, percorrendo as 60 escolas da rede municipal e promovendo vivências pedagógicas com estudantes do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).