Prefeitura realiza evento no dia 20 deste mês, na ocasião também haverá a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais; no dia seguinte, acontecerá o 1º Fórum Municipal de Pontos de Cultura
Hortolândia dá mais um passo para consolidar a sua Rede Cultura Viva. A Prefeitura promove a primeira edição do evento Teia Municipal de Pontos de Cultura, a partir das 18h, no dia 20 deste mês. Já no dia seguinte (21/02), será realizado o 1º Fórum Municipal de Pontos de Cultura, às 9h. Os dois eventos serão no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda.
De acordo com a Secretaria de Cultura, a realização do evento é a etapa seguinte à criação da Rede Cultura Viva, oficializada no fim do ano passado. A rede de Hortolândia conta com 20 coletivos, grupos e entidades que foram certificados pelo Ministério da Cultura como Pontos de Cultura.

“A Teia Municipal é um encontro dos Pontos de Cultura da cidade. É um espaço de articulação, troca de experiências e fortalecimento da rede”, destaca a chefe do Setor de Formações e Oficinas da Secretaria de Cultura, Eliane Silva.
A primeira edição da Teia promoverá palestra magna com o tema “Pontos de Cultura pela justiça climática”.
Durante o evento também realizada a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). A eleição aconteceu na 5ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em dezembro do ano passado. O evento terá abertura com uma apresentação musical.
FÓRUM
No dia seguinte (21/02), a Prefeitura promoverá o 1º Fórum Municipal de Pontos de Cultura, a partir das 9h, também no Teatro Elizabeth Keller de Matos.
O fórum é uma instância colegiada, representativa e deliberativa da rede de Pontos de Cultura do município. A chefe do Setor de Formações e Oficinas destaca que a proposta do fórum é garantir o protagonismo dos pontos nas políticas públicas de cultura. “Por meio do fórum, a Prefeitura estimula o diálogo e a cooperação entre os Pontos de Cultura e o poder público. É ainda um momento para dar visibilidade e valorizar as ações culturais comunitárias realizadas pelos pontos”, salienta a chefe.
Durante o fórum, os Pontos de Cultura irão discutir três eixos temáticos:
– Eixo 1: Plano nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos
– Eixo 2: Governança da Política nacional de Cultura Viva
– Eixo 3: Cultura Viva, trabalho e sustentabilidade da criação artística
Após as discussões, o fórum promoverá a mostra “Caindo na Teia”, com apresentações artísticas dos Pontos de Cultura que integram a rede da cidade.
Além da Teia Municipal, este ano está prevista a realização das Teias Estadual e Federal. A estadual será nos dias 27/02 e 01/03. Já a Teia Federal será de 24 a 29/03, em Aracruz (Espírito Santo).
CULTURA VIVA
O Programa Cultura Viva foi instituído pelo governo federal, em 2004. Depois, em 2014, passou a ser política pública, denominada Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O objetivo é reconhecer e fortalecer ações culturais comunitárias realizadas por Pontos de Cultura. O programa ainda faz o cadastro dos pontos e os articula por meio da Rede Cultura Viva.
Atualmente, a Cultura Viva está inserida na PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Por sua vez, a PNAB foi instituída em 2022, a partir da chamada lei Aldir Blanc, que foi criada, em caráter emergencial, para fornecer recursos com o objetivo de socorrer o setor cultural, cujas atividades foram paralisadas em razão da pandemia. O nome da lei homenageou Aldir Blanc, compositor fluminense que morreu em decorrência da COVID-19.









