Prefeitura promoveu a cerimônia de nomeação na Câmara Municipal, nesta terça-feira (03/02)
Hortolândia reforça uma ação importante para melhorar a assistência e os serviços da rede municipal de saúde. A Prefeitura realizou a nomeação dos novos membros do Comitê de Vigilância do Óbito Materno Infantil e Fetal. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal, nesta terça-feira (03/02). Participaram do evento o secretário de Saúde, Dênis André José Crupe, e a secretária adjunta, Jennifer Bazilio.
O comitê é formado por 13 titulares e suplentes, dentre médicos especialistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A escolha dos novos membros foi feita pela Secretaria de Saúde. A divulgação dos nomes dos novos membros do comitê foi feita no Diário Oficial Eletrônico do município, na edição de 26/01.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o comitê tem a função de investigar e analisar óbitos de mães, crianças e fetos. A partir disso, o comitê também tem a função de propor melhorias em protocolos de assistência e serviços de saúde. São investigados óbitos de mulheres em idade fértil de 10 a 49 anos, crianças de zero a 364 dias, de um a quatro anos, e de fetos. A investigação é sigilosa. O comitê tem mandato de dois anos. As reuniões do comitê são realizadas a cada 15 dias.
Após a nomeação, a Vigilância Epidemiológica ministrou uma capacitação para os novos membros. A formação enfatizou a importância da investigação dos óbitos. Também abordou aspectos técnicos da investigação, ações preventivas, como abordar as famílias e quais serviços de apoio e saúde elas devem procurar.









