Hortolândia adere ao Sistema Nacional de Emprego

Por meio do sistema, Prefeitura planeja expandir parcerias com empresas locais para aumento da oferta de vagas de emprego

Hortolândia alcança mais uma conquista importante para ampliar a oferta de emprego e aumentar a renda da população. A Prefeitura faz a adesão ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), gerido pelo governo federal. O SINE é a plataforma on-line que oferece vários serviços públicos referentes ao mercado de trabalho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, destaca que a adesão fortalece as políticas públicas municipais de trabalho, emprego e renda. Além disso, integra a cidade às ações do governo federal.  

“A implantação do SINE gera impactos estruturantes, como a redução do tempo de desemprego. O fortalecimento do setor produtivo local, a ampliação da formalização do trabalho, o acesso a dados estratégicos do mercado de trabalho e maior atratividade para novos investimentos”, salienta o secretário.

A adesão ao SINE traz benefícios para a população, que passa a ter acesso local e facilitado a serviços de intermediação de vagas de emprego. Por meio do sistema também é possível solicitar o Seguro-Desemprego. Ainda pelo sistema, a população é encaminhada para atividades de qualificação, e recebe orientação profissional e apoio à recolocação no mercado de trabalho.

O secretário Dimas Corrêa Pádua ressalta ainda que por meio do sistema a Prefeitura tem acesso a indicadores importantes, como número atualizado de trabalhadores cadastrados, número de vagas de emprego captadas junto às empresas locais, taxa de colocação no mercado de trabalho, número de requerimentos de seguro-desemprego, dentre outros dados.

Com a implantação do SINE no município, o secretário explica que a Prefeitura planeja ampliar progressivamente o número de trabalhadores cadastrados no sistema. Outra meta é expandir parcerias com empresas locais para aumentar a oferta de vagas de emprego.

A Prefeitura almeja ainda integrar o sistema às ações de desenvolvimento econômico do município, promover ações contínuas de qualificação profissional alinhadas às demandas do mercado local; reduzir o tempo médio de desemprego no município; e aprimorar continuamente a qualidade do atendimento ao trabalhador.

“A implantação do SINE consolida Hortolândia como município comprometido com políticas públicas estruturadas de trabalho, emprego e renda. A iniciativa fortalece o desenvolvimento econômico, amplia oportunidades para a população e contribui para a construção de um ambiente mais justo, competitivo e socialmente sustentável”, destaca o secretário.

PAT E FEIRÃO

Em paralelo à adesão ao SINE, a Prefeitura tem atuado forte na geração de emprego por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Nesta semana, o órgão divulgou 33 oportunidades de trabalho.

Além disso, o município realizou ações importantes para impulsionar o mercado de trabalho no ano passado. Uma delas foi a 2ª edição do Feirão de Empregos, em outubro. O evento atendeu 2.000 pessoas. Participaram do 2º Feirão 70 empresas, que juntas disponibilizaram 3.000 vagas de emprego.