Cerimônia realizada pela Prefeitura de Hortolândia, nesta quarta-feira (17/12), faz parte do mutirão que acontece em diferentes regiões de Hortolândia
O desenvolvimento na região do Boa Esperança continua em ritmo acelerado com as ações da Prefeitura de Hortolândia. Na noite de quarta-feira (17/12), houve mais uma etapa do mutirão de regularização fundiária realizado pela Administração Municipal, por meio do Programa Agora a Casa É Sua. De acordo com a Secretaria de Habitação, foi concluída a entrega de 74 títulos para moradores do bairro. Esta ação completa um pacote de 500 títulos, já entregues em outubro deste ano. O Jardim Boa Esperança terá um total aproximado de 1.400 documentos entregues.
“Quando eu assumi a Prefeitura, eu queria regularizar moradias. Estamos em construção do Minha Casa Minha Vida, mas também quero regularizar habitações já existentes. Não quero ninguém sem escritura. Este bairro aqui foi uma luta muito dura, na época do Ângelo Perugini, para que as pessoas tivessem moradia. Não existia programa habitacional. Agora é o momento de regularizar e estou muito feliz por concretizar esta meta”, comentou o prefeito Zezé Gomes. Durante a entrega, o prefeito também citou o Programa Vida Longa, realizado em parceria com o Governo Estadual, que tem o objetivo de oferecer moradia para pessoas acima dos 60 anos de idade.
Segundo a Secretaria de Habitação, as matrículas individuais garantem, definitivamente, a posse legal dos imóveis para os proprietários. Desde 2021, aproximadamente cinco mil títulos de propriedade já foram entregues e, a meta até 2028 é atingir oito mil entregas. A regularização fundiária garante segurança, estabilidade e a possibilidade de acesso a créditos e financiamentos para melhorias nos imóveis.
“Hoje estamos entregando títulos para o pessoal que está desde o início aqui, há mais de 30 anos no Jardim Boa Esperança. Estamos numa etapa que garante que, de fato, o imóvel é seu e vai se perpetuar pelos seus herdeiros e familiares”, explicou o secretário de Habitação, Renato Franceschini.
Neste mês, o mutirão do Programa A Casa É Sua, já realizou a entrega de documentos para regularização fundiária à 24 famílias que vivem no Condomínio Residencial Colinas, no Jardim Minda, sendo a primeira vez que de um processo de regularização concedido para pessoas que vivem em prédios na cidade. Também foram contempladas pessoas que vivem na região do Jardim Novo Ângulo, Parque Peron e Vila da Conquista. Desde 2023, nos três bairros, um total de quase 600 títulos de regularização fundiária já foram entregues.
“Agradeço ao prefeito Zezé, que deu continuidade neste processo de regularização. Como é importante pra gente estar seguro na nossa casa. E vocês conquistaram isso, que é o mínimo da dignidade, do saneamento, da segurança e da segurança alimentar. Este é um bonito presente de Natal para essas famílias”, disse a deputada estadual, Ana Perugini, presente no evento.
A auxiliar de restaurante Georgeta Moreira da Silva, de 64 anos, comemora o recebimento do título de posse. “Moro na minha casinha há mais de 15 anos. Somos cinco pessoas lá. Eu sempre tive muita insegurança por não ter a documentação da minha casa. Se não tem documento, não tem valor. Estou muito feliz em receber este título hoje, porque esperei muito tempo por este momento. Agora posso fazer planos!”, disse. “Sei que fica mais fácil conseguir investir em melhorias com a documentação certinha. Agora, eu quero trocar as portas de casa, mudar o piso e refazer o telhado”, detalhou Georgeta, mencionando a possibilidade de obter linhas de crédito disponíveis no mercado.
CANAL COM A POPULAÇÃO
Dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à habitação em Hortolândia podem ser esclarecidas, diretamente, no canal de comunicação da Secretaria de Habitação pelo WhatsApp (19) 99635-4274 ou no telefone (19) 3965-7810, (19) 3965-7806, (19) 3965-7804 ou (19) 3965-7811.









