Hortolândia registra grande procura das gestantes no primeiro dia de vacinação contra o VSR

Prefeitura iniciou a imunização nas UBSs, nesta quinta-feira (11/12); salas de vacinação de sete unidades funcionam em horário ampliado durante a semana

As gestantes de Hortolândia são zelosas com seus futuros bebês. Muitas delas foram às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) nesta quinta-feira (11/12), primeiro dia da vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), realizada pela Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as unidades tiveram grande procura das gestantes pela vacina. Uma delas é Ana Gabriela Camargo, de 29 anos, que foi à UBS Rosolém, próxima ao seu local de trabalho.

Com 34 semanas de gestação, ela quis garantir que seu terceiro filho nasça com saúde. “A vacina é importante, pois é um cuidado a mais com o bebê”, destaca a gestante.

Ana Gabriela conta que seus dois primeiros filhos tiveram bronquiolite, doença causada pelo vírus. As crianças tiveram a forma mais branda da doença, mas mesmo assim, elas precisaram ser internadas e fazer oxigenoterapia.

“As gestantes devem se conscientizar da importância de receber a vacina. O vírus e a bronquiolite são coisas sérias. A doença pode levar o bebê a óbito”, alerta a Ana Gabriela. De acordo com a equipe de vacinação da UBS Rosolém,  a vacina contra o VSR foi a mais procurada nesta quinta-feira, com mais de 10 doses aplicadas.

A Secretaria de Saúde reforça que o imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação.

SRAG

A enfermeira do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, também reforça a importância das gestantes receberem a vacina contra o vírus sincicial respiratório.

O imunizante evita o risco do bebê ter a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Caso a criança tenha bronquiolite, a enfermeira alerta que a doença pode evoluir até chegar à síndrome, que é o estágio mais agudo, sendo necessária a hospitalização do bebê.

“Ao receber a vacina, o organismo da gestante produz anticorpos, que são transferidos ao bebê por meio da placenta”, explica Ana Paula. A enfermeira ainda ressalta que toda vez que a mulher ficar grávida, a recomendação é que ela receba a vacina contra o VSR.

HORÁRIO AMPLIADO

Para receber a vacina, as gestantes precisam apresentar cartão de pré-natal, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e caderneta de vacinação. Quem não tiver a caderneta, pode solicitar outra na UBS.

Para possibilitar que as gestantes sejam imunizadas, as salas de vacinação de sete UBSs funcionam em horário ampliado durante a semana. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar, pelo menos, 80% das gestantes do município. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a estimativa da quantidade de gestantes do município para este ano é de 1.990 mulheres.

Confira abaixo quais são as sete UBSs de Hortolândia cujas salas de vacinação funcionam em horário ampliado durante a semana:

Até às 17h30:

– UBS Amanda II

– UBS Dom Bruno Gamberini

– UBS Rosolém

– UBS Santa Clara

Até às 18h30:

– UBS Amanda I

– UBS Figueiras

– Parque do Horto