Prefeitura de Hortolândia adere ação “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência”

Atividades vão até o dia 10 de dezembro, com rodas de conversa

Com o tema “Respeito que Educa e Ação que Protege”, a Prefeitura de Hortolândia iniciou a atividade “21 Dias de Ativismo, Consciência e Cultura” pelo fim da violência contra a mulher, na terça-feira (25/11). Coordenada pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento das Mulheres, a primeira ação foi uma roda de diálogo com aproximadamente 50 mulheres.

O encontro aconteceu no Ginásio Poliesportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia, simbolizando a união e o compromisso das mulheres da cidade na luta por direitos, segurança e dignidade.

“Uma roda de diálogo debatendo um tema tão importante como este pode proteger a vida de outras mulheres. Temos o compromisso com a prevenção, a proteção e a promoção da autonomia feminina com engajamento coletivo e das ações cotidianas realizadas pelo município” , explicou  a diretora do Departamento das Mulheres, Josefa Teixeira.

A ação fez parte da programação dedicada ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, celebrado mundialmente em 25 de novembro. Até 10 de dezembro, a Administração Municipal realiza outras rodas de diálogos em diferentes espaços públicos da cidade.  Os Dias de Ativismo integram o calendário municipal e reafirmam o compromisso da Prefeitura de Hortolândia com políticas públicas que garantam cidadania, empoderamento, justiça e inclusão para todas as mulheres.

“Nos Dias de Consciência, Ativismo e Cultura, iniciados em 20 de novembro, reforçamos o recorte de que mulheres negras continuam sendo as mais afetadas pela violência de gênero. Nesta agenda, também contemplamos o Dia da Pessoa com Deficiência, o Dia Internacional de Combate à Aids e o Dia dos Direitos Humanos. A dimensão da cultura está presente como força de transformação social, promovendo mudanças de comportamento e a quebra de paradigmas ainda enraizados na nossa sociedade”, analisou Josefa.