Clássico “Terra em transe”, de Glauber Rocha, é atração do projeto Pontos MIS de Hortolândia

Prefeitura exibe o filme brasileiro nesta sexta-feira (07/11), às 14h, no espaço Cine Teatro, na Escola de Artes Augusto Boal

Um filme lançado há 58 anos mas que se mantém atual. O projeto Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) de Hortolândia abre a programação de cinema deste mês com o clássico “Terra em transe”, de Glauber Rocha. O filme será exibido nesta sexta-feira (07/11), às 14h, no espaço Cine Teatro, que fica dentro da Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. A classificação indicativa é 14 anos.

“Terra em transe”, lançado em 1967, é considerado pela crítica uma das obras primas do Cinema Novo, movimento encabeçado por Glauber Rocha, dentre outros cineastas. O filme se notabilizou por retratar, de forma alegórica, o clima de instabilidade político-social que se acirrou no Brasil a partir do golpe de Estado em 1964. O longa-metragem chegou a ser censurado.

A história é ambientada num país fictício chamado Eldorado. O protagonista é o jornalista e poeta Paulo Martins, que tem aspirações políticas e sonha com mudanças. Porém, ele é marcado por contradições, e ao longo da trama oscila entre as forças políticas que querem comandar Eldorado, representadas pelo senador conservador com tendências autoritárias Porfirio Diaz, e o governador populista Felipe Vieira.

O filme tem um elenco estelar de artistas, dentre os quais Jardel Filho (Paulo Martins), Paulo Autran (Porfírio Díaz), José Lewgoy (Felipe Vieira) e Paulo Gracindo (Julio Fuentes). “Terra em transe” ganhou o Prêmio da Crítica no renomado Festival de Cannes.

Confira abaixo a programação de sessões de cinema deste mês do projeto Pontos MIS:

– 07/11, às 14h: “Terra em transe”

– 14/11, às 14h: “Tempos modernos”

– 19/11, às 14h: “O menino e o mundo”

– 28/11, às 14h: “O sonho de Clarice”