Prefeitura reforça que descarte correto ajuda no combate ao mosquito
Você tem materiais recicláveis acumulados no quintal ou em áreas externas de sua casa? Se sim, arregace as mangas! Recolha esses resíduos e descarte-os nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) de Hortolândia. Com essa ação simples, os moradores ajudam o município a combater o Aedes aegypti. A Prefeitura continua a fazer a parte dela com a ação semanal de busca ativa em diferentes regiões da cidade. Esta semana, as equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) percorrem os bairros Jardim Amanda, Jardim Santa Esmeralda e Parque Gabriel.
A Prefeitura reforça que o descarte correto de objetos como garrafas PET, baldes, pneus velhos, copinhos, vasilhas e embalagens plásticas evita acúmulo de água parada, que é a condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar ovos que vão gerar mais mosquitos. É importante que a população recolha esses materiais constantemente, e fique de olho em dias de chuva.
Materiais recicláveis devem ser descartados nos PEVs ou LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), disponibilizados pela Prefeitura. Esses equipamentos estão localizados em diferentes regiões do município. A lista de PEVs e LEVs está disponível no portal da Prefeitura por meio deste LINK.
O descarte correto de materiais recicláveis evita ainda que sejam levados pelas águas da chuva e causem o entupimento da rede subterrânea. Esse problema pode causar prejuízos para a cidade.
Durante a busca ativa, as equipes da UVZ visitam imóveis residenciais para eliminar o Aedes aegypti ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nas casas visitadas, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas. Por isso, a Prefeitura reforça a orientação aos moradores para que deixem as equipes da UVZ entrarem em suas casas.
VACINAÇÃO
Hortolândia disponibiliza a vacina contra a Dengue nas UBSs (Unidades Básicas da Saúde). A vacinação é feita das 7h30 às 15h30.
Ainda durante a semana, as salas de vacinação de seis unidades funcionam em horário ampliado para possibilitar que a população possa se imunizar.
Confira abaixo quais são as seis UBSs de Hortolândia que funcionam em horário ampliado durante a semana:
Até às 17h30:
– UBS Amanda II
– UBS Dom Bruno Gamberini
– UBS Rosolém
– UBS Santa Clara
Até às 18h30:
– UBS Amanda I
– UBS Figueiras
De acordo com a UVZ, o município registra 20.477 casos notificados de Dengue, dos quais 6.959 casos positivos e oito óbitos. Já de Chikungunya são 34 casos notificados, sendo um positivo e nenhum óbito. Este ano o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.








