Hortolândia firma convênio de cooperação técnica com Conselho Regional de Fisioterapia

Prefeitura firmou parceria com entidade para aprimorar atendimento e serviços de fisioterapia e terapia ocupacional oferecidos a população; equipes e profissionais das áreas tiveram capacitação este mês

Hortolândia continua a firmar parcerias na saúde pública que tragam melhorias à população. Uma delas é o convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Crefito 3 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região). Por meio do convênio, o município ministrou uma capacitação para equipes e profissionais da rede municipal de saúde neste mês.

A formação abordou a importância da Primeira Infância e do ato de brincar para as crianças. Primeira Infância é o período que vai desde o nascimento até seis anos de idade. A atividade contou ainda com a participação do coordenador da Comissão de Políticas Públicas do conselho, Ralf Barroso. Para descontrair os participantes, uma equipe do programa Viva Mais, da Secretaria de Governo, ministrou uma atividade física de alongamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde e o conselho, o convênio é uma parceria colaborativa com foco nas demandas do município em assistência nas áreas de fisioterapia e terapia ocupacional. A partir de análise e diagnóstico da rede municipal de saúde, o conselho elabora sugestões de ações e melhorias para o município sobre os serviços oferecidos à população.

Hortolândia firmou o convênio em 2024. Atualmente, a parceria está em fase de monitoramento. A Secretaria de Saúde já iniciou a elaboração de ações na Linha de Cuidado para a Primeira Infância e na construção de protocolos junto aos serviços especializados de fisioterapia e terapia ocupacional.

DOENÇA MÃO-PÉ-BOCA

Uma das principais enfermidades que podem atingir crianças pequenas é a doença mão-pé-boca. Para fortalecer a prevenção junto à população infantil, a Secretaria de Saúde ministrou uma formação on-line sobre a doença para profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A atividade foi realizada em formato on-line neste mês.

A formação explicou o que é a doença, quais são os sinais e sintomas e como ocorre a transmissão. A atividade também deu orientações sobre como os profissionais de Educação devem proceder diante de um caso confirmado ou de um surto da doença em uma escola.

DIA DA CRIANÇA

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Secretaria de Saúde realizou uma atividade divertida para os pequeninos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – InfantoJuvenil (CAPS-IJ). Os pacientes mirins assistiram a peça teatral “Emilia e a pílula falante” na Escola de Artes Augusto Boal. A ação foi feita em parceria com a Secretaria de Cultura.

OUTUBRO ROSA

Este mês foi marcado pela campanha Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. A Secretaria de Saúde realizou diversas ações e atividades.

Uma delas foi a palestra sobre a doença e a campanha, ministrada pelo CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), para equipes de saúde do município. A campanha também foi tema de atividades realizadas com as equipes do Hospital Municipal Mario Covas. A programação incluiu palestra ministrada por alunos do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), instituição de ensino superior parceira do município.

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Para marcar o Dia do Servidor Público, a Secretaria de Saúde realizou a palestra “Cuidando do cuidador”. Promovida em parceria com o curso de Psicologia do Unasp, a atividade reforçou a importância do autocuidado para as equipes e os profissionais da rede municipal de saúde.  

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A saúde é uma das áreas que atraem os jovens que estão no momento de escolher uma profissão.

Para orientá-los sobre como é atuar nesse setor, profissionais da Secretaria de Saúde participaram de rodas de conversas com estudantes da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia.

A ação foi realizada pela entidade este mês. Cada um dos profissionais convidados falou sobre sua experiência na saúde pública.