“Programa Cuidar” completa três anos, com mais de 5,3 mil kits entregues

Na entrega de outubro deste ano, iniciativa da Prefeitura beneficiou 121 mães, ao entregar kits para 124 bebês de Hortolândia

Ao completar três anos de existência, o “Cuidar: Programa de Atendimento à Gestante”, em realização pela Prefeitura de Hortolândia, celebra a entrega de 5.318 kits de maternidade, de outubro de 2022  até agora – 124 deles, nesta quarta-feira (29/10), beneficiando 124 bebês e 121 mamães, três delas grávidas de gêmeos. Os dados, contabilizados pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, uma das pastas participantes, foram anunciados durante a cerimônia mensal de distribuição de kits, realizada no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Além das famílias atendidas, o evento reuniu vereadores, servidores e gestores do Executivo.  

“É uma alegria poder atender tantas mães e crianças de Hortolândia, mais de cinco mil, ao longo destes três anos de Programa”, afirmou o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, ao apresentar o balanço.

A primeira dama Maria dos Anjos Assis Barros, titular da pasta, representou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que estava em outra agenda, participando da abertura da III Semana de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.  

“Esse kit é maravilhoso. Tem até itens de higiene bucal para as mães. Para algumas mãezinhas, é o único kit que elas vão ter. Mas, para nós, o importante é saber que todas as mães estão sendo atendidas nas consultas e, se buscarem o Fundo Social de Solidariedade ou a assistência social, poderão fazer cursos de qualificação profissional ou receber auxílio. Nas creches, encontrarão vagas para as crianças ficarem e terem o desenvolvimento escolar delas, e, no desenvolvimento econômico, encontrarão possibilidade de trabalho para cada família. Assim, dentro do Programa, vamos trabalhando todas essas questões para dar um atendimento humano a todas as pessoas”, afirmou a secretária.

Como acontece em todas as entregas mensais do “Cuidar”, as representantes do Programa no âmbito da Secretaria da Saúde, a pediatra Marta Hirayama e a cirurgiã dentista Débora Hoffman, acolheram as famílias e passaram orientações preciosas sobre esta importante fase da vida. 

Marta ressaltou que o “Cuidar” vai além da entrega dos kits.

“Cada gestação é única. Quem eventualmente não conseguiu amamentar antes, agora pode tentar e conseguir. O leite materno é alimento, proteção, vida e olhos nos olhos. A amamentação é um momento único. Olhem para o seu bebê. Os seis primeiros meses são essenciais para a formação do caráter do bebê. Evitem usar o celular neste momento. É só para vocês este instante”, afirmou a pediatra, convidando mamães, papais e demais familiares presentes a conhecerem as “Oficinas de brincar” para crianças entre seis e 12 meses de vida, implantadas em cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia: Jd. Santiago, Orestes Ôngaro, Jd. Adelaide, Jd. Amanda II e Jd. Campos Verdes. 

Já Débora, também integrante do Projeto “Amigos do Peito”, vinculado ao Programa, ressaltou outros benefícios do aleitamento materno. “A amamentação é muito importante para a criança desenvolver a musculatura da face e também para o desenvolvimento da fala. Quando vocês estiverem preocupadas ou inseguras, procurem a equipe profissional nas UBSs. Elas estão preparadas e vão ajudar vocês, mamães, e a sua rede de apoio. Vão ensinar a dar o leite no copinho, se for necessário. Falamos sobre isso, durante o pré-natal, e também sobre o atendimento odontológico. Procurem por este serviço. Há vagas disponíveis”, afirmou a profissional.

Uma das mamães atendidas em outubro foi Esmeralda Agrestina da Silva Santos, de 19 anos, moradora da Vila Inema. Com 34 semanas de gestação e mãe de Pietro, de 1 ano e 10 meses, ela espera a vinda de Laura.  “Faço pré-natal na UBS Novo Ângulo. Para mim, o Programa é muito bom. Me ajuda muito, principalmente agora que estou sem trabalho e nossa situação em casa ficou um pouco apertada. Com o kit, não vou precisar comprar muitas coisas para o bebê”, comentou ela.

Ariele Torres Pimenta, de 23 anos, moradora do Jd.São Bento, é atendida na unidade do bairro. Mãe de Helena, de 2 anos e 7 meses, ela está grávida de Hilary, com 36 semanas de gestação. “Esta é a segunda vez que recebo o kit. A primeira foi em abril de 2023, quando estava tendo a Helena. Minha avó é que veio retirar. Me ajuda muito esse kit. É muito importante, pois a gente ganha coisas muito úteis, que nem tinha ideia de que precisava”, afirma a gestante.

Saiba mais sobre o “Programa Cuidar”

Além de entregar o kit com roupinhas, fraldas, mamadeiras, mantas, banheira e outros itens úteis ao recém-nascido, a Prefeitura acompanha e orienta as futuras mamães e seus bebês, durante todo o pré-natal e o puerpério; monitora o ingresso da criança na creche e ainda auxilia membros da família que precisam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho ou conseguir uma renda extra.

Confira os itens do kit Cuidar:

  • 1 cobertor
  • 1 toalha
  • 2 macacões
  • 2 “bodies” com calça
  • 1 saída da maternidade
  • 1 pacote de lenço umedecido 
  • 3 meias 
  • 3 Luvas
  • 1 pacote de fralda de boca com 3 unidades (fralda em tecido)
  • 1 sugador de leite
  • Termômetro
  • 1 pomada
  • 1 sabonete líquido
  • 2 pacotes de absorventes
  • 1 banheira
  • 1 mochila térmica impermeável