Na entrega de outubro deste ano, iniciativa da Prefeitura beneficiou 121 mães, ao entregar kits para 124 bebês de Hortolândia
Ao completar três anos de existência, o “Cuidar: Programa de Atendimento à Gestante”, em realização pela Prefeitura de Hortolândia, celebra a entrega de 5.318 kits de maternidade, de outubro de 2022 até agora – 124 deles, nesta quarta-feira (29/10), beneficiando 124 bebês e 121 mamães, três delas grávidas de gêmeos. Os dados, contabilizados pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, uma das pastas participantes, foram anunciados durante a cerimônia mensal de distribuição de kits, realizada no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Além das famílias atendidas, o evento reuniu vereadores, servidores e gestores do Executivo.
“É uma alegria poder atender tantas mães e crianças de Hortolândia, mais de cinco mil, ao longo destes três anos de Programa”, afirmou o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, ao apresentar o balanço.
A primeira dama Maria dos Anjos Assis Barros, titular da pasta, representou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que estava em outra agenda, participando da abertura da III Semana de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
“Esse kit é maravilhoso. Tem até itens de higiene bucal para as mães. Para algumas mãezinhas, é o único kit que elas vão ter. Mas, para nós, o importante é saber que todas as mães estão sendo atendidas nas consultas e, se buscarem o Fundo Social de Solidariedade ou a assistência social, poderão fazer cursos de qualificação profissional ou receber auxílio. Nas creches, encontrarão vagas para as crianças ficarem e terem o desenvolvimento escolar delas, e, no desenvolvimento econômico, encontrarão possibilidade de trabalho para cada família. Assim, dentro do Programa, vamos trabalhando todas essas questões para dar um atendimento humano a todas as pessoas”, afirmou a secretária.

Como acontece em todas as entregas mensais do “Cuidar”, as representantes do Programa no âmbito da Secretaria da Saúde, a pediatra Marta Hirayama e a cirurgiã dentista Débora Hoffman, acolheram as famílias e passaram orientações preciosas sobre esta importante fase da vida.
Marta ressaltou que o “Cuidar” vai além da entrega dos kits.
“Cada gestação é única. Quem eventualmente não conseguiu amamentar antes, agora pode tentar e conseguir. O leite materno é alimento, proteção, vida e olhos nos olhos. A amamentação é um momento único. Olhem para o seu bebê. Os seis primeiros meses são essenciais para a formação do caráter do bebê. Evitem usar o celular neste momento. É só para vocês este instante”, afirmou a pediatra, convidando mamães, papais e demais familiares presentes a conhecerem as “Oficinas de brincar” para crianças entre seis e 12 meses de vida, implantadas em cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia: Jd. Santiago, Orestes Ôngaro, Jd. Adelaide, Jd. Amanda II e Jd. Campos Verdes.
Já Débora, também integrante do Projeto “Amigos do Peito”, vinculado ao Programa, ressaltou outros benefícios do aleitamento materno. “A amamentação é muito importante para a criança desenvolver a musculatura da face e também para o desenvolvimento da fala. Quando vocês estiverem preocupadas ou inseguras, procurem a equipe profissional nas UBSs. Elas estão preparadas e vão ajudar vocês, mamães, e a sua rede de apoio. Vão ensinar a dar o leite no copinho, se for necessário. Falamos sobre isso, durante o pré-natal, e também sobre o atendimento odontológico. Procurem por este serviço. Há vagas disponíveis”, afirmou a profissional.
Uma das mamães atendidas em outubro foi Esmeralda Agrestina da Silva Santos, de 19 anos, moradora da Vila Inema. Com 34 semanas de gestação e mãe de Pietro, de 1 ano e 10 meses, ela espera a vinda de Laura. “Faço pré-natal na UBS Novo Ângulo. Para mim, o Programa é muito bom. Me ajuda muito, principalmente agora que estou sem trabalho e nossa situação em casa ficou um pouco apertada. Com o kit, não vou precisar comprar muitas coisas para o bebê”, comentou ela.
Ariele Torres Pimenta, de 23 anos, moradora do Jd.São Bento, é atendida na unidade do bairro. Mãe de Helena, de 2 anos e 7 meses, ela está grávida de Hilary, com 36 semanas de gestação. “Esta é a segunda vez que recebo o kit. A primeira foi em abril de 2023, quando estava tendo a Helena. Minha avó é que veio retirar. Me ajuda muito esse kit. É muito importante, pois a gente ganha coisas muito úteis, que nem tinha ideia de que precisava”, afirma a gestante.


Saiba mais sobre o “Programa Cuidar”
Além de entregar o kit com roupinhas, fraldas, mamadeiras, mantas, banheira e outros itens úteis ao recém-nascido, a Prefeitura acompanha e orienta as futuras mamães e seus bebês, durante todo o pré-natal e o puerpério; monitora o ingresso da criança na creche e ainda auxilia membros da família que precisam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho ou conseguir uma renda extra.
Confira os itens do kit Cuidar:
- 1 cobertor
- 1 toalha
- 2 macacões
- 2 “bodies” com calça
- 1 saída da maternidade
- 1 pacote de lenço umedecido
- 3 meias
- 3 Luvas
- 1 pacote de fralda de boca com 3 unidades (fralda em tecido)
- 1 sugador de leite
- Termômetro
- 1 pomada
- 1 sabonete líquido
- 2 pacotes de absorventes
- 1 banheira
- 1 mochila térmica impermeável








