Município foi classificado na edição 2025 do “Concurso Prêmio Josué de Castro” de combate à fome e a desnutrição
A política pública municipal de Hortolândia foi reconhecida, mais uma vez, em competição estadual na área de combate à fome e à desnutrição. O Projeto “CREAN – Política de Alimentação e Nutrição em Hortolândia” foi classificado entre os seis melhores do Estado de São Paulo, no Prêmio Josué de Castro do Consea/SP (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), na categoria “Melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos do Estado de São Paulo, municipais ou estaduais”.
A cerimônia de premiação aconteceu nesta quinta-feira (16/10), na capital paulista, durante a 30ª Semana da Alimentação – Edição 2025. Esta foi a terceira vez consecutiva que Hortolândia concorreu ao prêmio, alcançando em 2025 a melhor colocação histórica.
Segundo avalia o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, o resultado obtido agora reflete tanto o fortalecimento das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) desenvolvidas no município, que vêm se consolidando por meio de ações educativas, intersetoriais e de inclusão produtiva, quanto o resultado de um trabalho coletivo e contínuo em prol da alimentação adequada, da equidade social e do fortalecimento das políticas públicas.
“O reconhecimento no Prêmio Josué de Castro demonstra o compromisso de Hortolândia em fortalecer as ações de Segurança Alimentar e Nutricional e valorizar o trabalho realizado junto à população. É o resultado do empenho coletivo do Departamento de Segurança Alimentar e de todas as parcerias que contribuem para a promoção do direito à alimentação adequada no município”, destaca a nutricionista Ester Mendes de Oliveira, Responsável Técnica pelo Banco de Alimentos.
Sobre o CREAN
O CREAN (Centro de Referência em Educação Alimentar e Nutricional), que funciona dentro da Cozinha Escola, no Jd. Novo Ângulo, é um equipamento público municipal articulador de ações que promovem a Segurança Alimentar e Nutricional em Hortolândia, com base nos princípios da Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no respeito à cultura alimentar local e na valorização da “comida de verdade”. Mais do que um espaço físico, o CREAN é um conceito vivo, que atua integrando o Programa Banco de Alimentos e a Alimentação Escolar, além das parcerias realizadas com instituições de ensino, políticas públicas setoriais e OSCs (organizações da sociedade civil).
As ações do CREAN se estruturam em três pilares principais:
- Projeto Cozinhalimento e cursos de geração de renda, que promovem formação e inclusão produtiva na área de gastronomia e alimentação coletiva;
- Educação Alimentar e Nutricional (EAN), com oficinas, palestras e práticas educativas que incentivam escolhas saudáveis e combatem o desperdício;
- Cozinha Experimental, onde são testadas e aprovadas receitas, elaboradas fichas técnicas, produzidos materiais educativos e desenvolvidos conteúdos para campanhas e oficinas.
O trabalho do Departamento de Segurança Alimentar está alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas, especialmente os ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
Saiba mais sobre o Prêmio
O Prêmio Josué de Castro tem como principal propósito reconhecer, certificar, premiar e divulgar ações que visam soluções concretas para questões alimentares cruciais. O reconhecimento é dividido em duas categorias: Melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa, e Melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos, sejam eles estaduais ou municipais do Estado de São Paulo.