Outubro Rosa: Hortolândia tem programa especial de ações para o mês de conscientização contra o câncer de mama

Já em novembro, as atividades da Prefeitura são dedicadas à saúde masculina. Campanha Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata

Hortolândia cresce de maneira moderna e planejada, a cada dia e, em meio ao desenvolvimento, as ações para cuidar das pessoas continuam fortalecidas pela Prefeitura. No mês de outubro, a conscientização é para a prevenção do câncer de mama nas mulheres.Como já é tradicional, a Administração Municipal realiza uma série de atividades, mesclando junto a prática esportiva, que alertam a necessidade do autocuidado para detectar o diagnóstico precoce da doença. Na cidade, as atividades do Outubro Rosa começaram no dia 30 de setembro com a chegada da Carreta da Mamografia para a realização de atendimentos e muito mais estar por por vir. (CLIQUE NO LINK E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA).

A campanha Outubro Rosa é mundial e nasceu em 1990, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a doença que mais mata as mulheres ao redor do mundo. A campanha foi aberta no dia 30 de setembro com a carreta da mamografia.

“Uma série de atividades de conscientização estão em elaboração, para todos os públicos, durante o mês desta campanha mundial. São ações para todas as idades que envolvem diversas secretarias e mesclam, por exemplo, esporte e inclusão social. Convidamos todos a estar atentos sobre o assunto, levar as informações adiante e participar desta luta pela vida”, comentou a secretária adjunta de Governo, Jéssica Guimarães.

“Cuidar da saúde e atividade esportiva caminham lado a lado. Serão muitas atividades que vão alertar as mulheres sobre essa necessidade do autocuidado. Celebramos este mês cheio de ações e realizações em prol da saúde e da vida das mulheres. A conscientização abre os caminhos para a informação”,  comentou a diretora do Departamento das Mulheres de Hortolândia, Josefa Teixeira.

NOVEMBRO AZUL

A saúde masculina também é pauta com a campanha Novembro Azul de conscientização sobre o câncer de próstata. No mês que vem, a Prefeitura de Hortolândia desenvolve ações aliadas a prática esportiva e a necessidade de buscar informação para o autocuidado e a detecção do diagnóstico precoce. A campanha Novembro Azul surgiu no início dos anos 90 na Austrália e se espalhou pelo mundo, atravessando fronteiras e abrindo as mentes. (CLIQUE E CONFIRA AS AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL EM HORTOLÂNDIA).

De acordo com dados do Governo Federal, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce. A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.