Ação comunitária “O CRAS é Nosso” leva diversão e serviços públicos ao Jd. Brasil

Ação realizada, nesta sexta-feira (19/09), mobilizou cerca de 2,5 mil pessoas na região

Muitas opções de lazer, diversão e serviços para toda a comunidade. Foi assim a ação comunitária o “CRAS é Nosso”, realizada pela Prefeitura, em parceria com o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), nesta sexta-feira (19/09), em frente ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Brasil “Maria Humilde Antunes (Zuma)”. Segundo a Secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, cerca de 2,5 mil pessoas passaram pelas 12 tendas montadas na Rua da Amizade, entre 8h e 12h. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes passou pelo local e conversou com os presentes.

“É importante trazer o equipamento público até a população, chegar mais próximo do povo, ofertar coisas bacanas para a nossa comunidade. Trouxemos o CRAS até aqui para que eles possam saber tudo que eles têm direito, o que podem usufruir do governo. Essa é uma comunidade que a gente gosta muito e vamos trazer mais coisa para cá”, afirmou Zezé Gomes.

Durante toda a manhã, os visitantes puderam curtir opções de lazer e entretenimento, como brinquedos infláveis, pintura de rosto e pintura no papel, apresentações musicais e comidinhas, como churros, pipoca e algodão doce. Nas tendas, diversos serviços públicos estiveram à disposição da comunidade. No Varal Solidário do FunSol, por exemplo, houve distribuição de roupas e calçados; no Ônibus da beleza, corte de cabelos, penteados e esmaltação de unhas; na tenda ambiental, a população pode retirar sacos de adubo orgânico, conhecer projetos e receber orientações ambientais; e na da saúde, teve orientação sobre saúde bucal, distribuição de kits de higiene bucal, aferição de pressão arterial, pesagem de crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família e teste rápido de Sífilis, HIV e hepatites.

Além disso, servidores do Procon orientaram os interessados e distribuíram material informativo sobre o Direito do Consumidor. Ao lado, outras equipes da Prefeitura prestavam atendimento sobre o CadÚnico (Cadastro Único) e distribuíam material informativo sobre o cartão Fácil Inclusivo, voltado às PcDs (Pessoas com Deficiência). Um dos pontos altos da festa foi a amostra de animais peçonhentos em conservação, disponibilizada pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) da Secretaria de Saúde.

Para a auxiliar de limpeza e conservação Maria Cleuda de Souza, de 50 anos, moradora do Jd. Conceição, a ação comunitária é “maravilhosa! Muito boa essa orientação sobre os insetos e animais peçonhentos. Me ajudou, porque outro dia achei um escorpião dentro de casa e não sabia o que fazer”, revelou ela, que veio ao evento acompanhada da filha de 13 anos, Lis Vitória.

Divanilda dos Prazeres Santos, de 60 anos, moradora do Jd. Brasil, também gostou da iniciativa. “É uma boa essa ação. Tem orientação sobre as doenças e gravidez. Hoje em dia só não se previne quem não quer. Eu vou verificar minha pressão. Ali vi que tem orientação sobre como cuidar das plantinhas, tem massagem. Queria que tivesse mais vezes isso”, afirmou ela, que é faxineira.

Outros parceiros da Administração Municipal, como a OSC (organização da sociedade civil) Infap (Instituto de Formação e Ação Política) e o Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo), também participaram da iniciativa. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, as ações comunitárias buscam garantir à população dos territórios acesso mais direto a serviços, programas e benefícios oferecidos pelo Poder Público. A intenção é facilitar a prestação dos serviços e aprimorar a qualidade destes, garantindo que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam acessar plenamente seus direitos sociais.

“É uma maneira de a gente trazer os serviços até a comunidade, de poder mostrar para eles um pouco de tudo aquilo que a gente faz e que eles podem buscar no dia a dia deles. Hoje é uma oportunidade de eles conhecerem de perto e participar. É uma festa pra família, é uma festa da cidadania e é assim que a gente trabalha todos os dias. É importante que a comunidade possa ver de perto”, avaliou a primeira dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros.