Hortolândia continua com canalização de córrego no Jd. Amanda

Empresa contratada pela Prefeitura coloca material de pedras no fundo do canal que será implantado para o córrego que passa ao lado da EMEF Tarsila do Amaral

Hortolândia segue a todo vapor com as intervenções referentes à obra do futuro parque socioambiental do Jardim Amanda. A Prefeitura continua com a canalização do córrego que passa ao lado da EMEF (Escola Municipal de ensino Fundamental) Tarsila do Amaral. Esta semana, a empresa contratada pelo município realiza a colocação de rachão, material que consiste de pedras, no fundo do canal que será construído para o córrego.

De acordo com a Secretaria de Obras, a colocação do rachão é necessária para estabilizar e dar suporte ao solo onde será construído o canal por onde passará o córrego.

A canalização será aberta com a utilização de “bolsacreto”. Esse tipo de canalização consiste no uso de revestimento feito com concreto moldado colocado dentro de mantas de tecido, feitas de material geotêxtil, formando bolsas. O material se molda ao terreno e, após o período de cura, forma um revestimento monolítico e durável.

De acordo com a Secretaria de Obras, a canalização será feita num trecho de 5,10 metros de extensão do córrego, que passa por dentro do futuro parque sociomabiental do Jardim Amanda, em construção e cuja primeira parte está prevista para ser entregue em dezembro. O córrego desagua na primeira lagoa do Jardim Amanda. A previsão da Secretaria de Obras é que a canalização seja concluída em três a quatro meses, a depender das condições climáticas. A canalização é feita com recursos do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

LICITAÇÕES

A Prefeitura de Hortolândia já anunciou a licitação de mais quatro parques e do centro de eventos, sob a Ponte Estaiada, no final do mês passado.

Também no mês passado, a Prefeitura divulgou a licitação para a construção de uma praça no Jardim Firenze, próximo ao Fórum.

Já na área da saúde, a Prefeitura também já publicou as licitações de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), também em agosto.

VILA DA SAÚDE

O CER e o CAPS AD integram o projeto Vila da Saúde, em implantação pela Prefeitura. A vila irá centralizar vários serviços de saúde dentro de um mesmo perímetro.

O projeto já concluiu as obras de reforma, modernização e ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas e da central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e a implantação do Jardim Terapêutico Querubim, qu fica dentro do Espaço Viva Mais, no Jardim Santa Clara do Lago. A Vila da Saúde ainda prevê as obras de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

DUAS NOVAS UBSs

No fim de julho, a Prefeitura divulgou os editais de licitação de duas novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), uma no Jardim Amanda e uma no Jardim Terras de Santa Maria.