Hortolândia inicia busca ativa de adolescentes não imunizados contra HPV, partir da segunda-feira (08/09)

Prefeitura realiza ação, orientada pelo Ministério da Saúde, para ampliar cobertura vacinal da população adolescente

Você tem adolescentes ainda não protegidos contra HPV? Então, fique atento! A Prefeitura de Hortolândia inicia busca ativa de jovens de 15 a 19 anos ainda não imunizados contra o vírus, a partir desta segunda-feira (08/09). O município realiza a ação conforme orientação preconizada pelo Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal da população adolescente. De acordo com a Secretaria de Saúde, o público adolescente do município ainda não vacinado contra HPV a ser buscado é 2.230 meninas e 5.808 meninos.

A enfermeira do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, explica que a busca ativa será feita entre adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV na época quando tinham 9 a 14 anos, fase em que é preconizada a aplicação do imunizante pelo Ministério da Saúde. A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Imunização. Adolescentes de 9 a 14 anos devem receber uma dose do imunizante. A busca ativa irá durar até dezembro.

“Durante a pandemia, por causa do isolamento social, muitos adolescentes, que na época estavam com 9 a 14 anos, não tomaram a vacina. Por isso, o Ministério da Saúde orientou os municípios do país a fazer essa busca ativa, com o intuito de ampliar a cobertura vacinal desse público que ainda não está imunizado”, explica a enfermeira.

Para vacinar adolescentes ainda não imunizados, a Secretaria de Saúde irá realizar vacinação em escolas estaduais (EEs) e na unidade de ensino do SESI (Serviço Social da Indústria) do município, durante o período de aula, em datas ainda a serem definidas. Outra estratégia a ser implementada pela Secretaria de Saúde é que cada UBS (Unidade Básica de Saúde) faça a vacinação de uma EE que esteja dentro de seu território de cobertura.

COBERTURA VACINAL

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, atualmente a cobertura vacinal da população de 9 a 14 anos contra HPV é de 94,44%. A faixa de 10 anos é a que apresenta a maior cobertura vacinal, 105%. Já a população com menor cobertura vacinal é da faixa etária de 9 anos, com 50%.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação contra HPV pode ser feita diariamente nas UBSs, das 8h às 15h30. O adolescente pode ir à UBS desacompanhado para receber a vacina. Para isso, tem que apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e carteira de vacinação. Caso não tenha a carteira de vacinação, a equipe da UBS confecciona a carteira na hora. Caso o adolescente tenha extraviado a carteira de vacinação, ele pode solicitar uma nova na propria UBS.

Ainda durante a semana, as salas de vacinação de cinco unidades funcionam em horário ampliado para possibilitar que os adolescentes possam se imunizar. As cincos UBSs cujas salas de vacinação ficam abertas em horário ampliado durante a semana são:

– UBS Amanda II: até às 17h30

– UBS Dom Bruno Gamberini: até às 17h30

– UBS Rosolém: até às 17h30

– UBS Santa Clara: até às 17h30

– UBS Figueiras: até às 18h30

HPV

O HPV, sigla em inglês que significa Papilomavírus Humano, provoca Câncer de colo de útero nas mulheres. É importante que meninos também recebam a vacina porque o HPV pode provocar câncer no órgão genital, na região do ânus e na orofaringe (parte da garganta que fica no fundo da boca).