Evento será na próxima terça-feira (02/09), às 16h, no Teatro Teatro Elizabeth Keller de Matos
Em Hortolândia, a arte de rimar se aprende na escola. Meninos e garotas com o dom para a coisa terão a oportunidade de disputar a Mega Batalha, que a Prefeitura promoverá na terça-feira (02/09), às 16h, no Teatro Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. O evento antecede o BRC (Batalhas, Rimas e Conhecimento), que acontece no mesmo dia e local, às 18h. Os dois eventos integram a Semana Cultural de setembro, realizada pelo município. A programação pode ser acessada no portal da Prefeitura, por meio deste LINK.
A Mega Batalha será disputada pelos vencedores das etapas promovidas pela Secretaria de Cultura nas Escolas Estaduais (EEs) onde a pasta ministra formação e oficinas de rima, com participação de 300 alunos. As etapas acontecem esta semana. Os dois vencedores de cada etapa vão para a Mega Batalha, na terça-feira.
As duas primeiras foram nas EEs Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo (foto), na Chácaras Fazenda Coelho, na terça-feira (26/08), e Professora Maria Cristina de Souza Lobo, no Jardim Nova Europa, nesta quarta-feira (27/08). As duas últimas etapas acontecem:
– EE Professor Antonio Zanluchi, nesta quinta-feira (28/08)
– EE Guido Rosolen, nesta sexta-feira (29/08)
O QUE É BATALHA DE RIMA?
As batalhas de rima surgiram praticamente junto com o movimento de rap/hip hop nos Estados Unidos, nos anos de 1980.
As batalhas são duelos entre MCs (mestres de cerimônia), que fazem rimas de improviso na hora.
SEMANA CULTURAL
A Prefeitura de Hortolândia realiza a Semana Cultural mensalmente. O objetivo é democratizar o acesso da população à arte em suas diferentes formas e manifestações.
A proposta é reunir numa mesma semana os diversos eventos artísticos que o município promovia em dias diferentes de um mesmo mês.
A Prefeitura começou a realizar a Semana Cultural em março. Desde então, o município já recebeu várias atrações artísticas conhecidas, dentre as quais os grupos de rock Massacration e Detonautas (https://www.hortolandia.sp.gov.br/arte-e-entretenimento/festival-planeta-rock-em-hortolandia-tem-clima-familia-com-publico-de-9-000-pessoas/), os cantores Di Ferrero e Roberta Campos (https://www.hortolandia.sp.gov.br/arte-e-entretenimento/roberta-campos-e-banda-dos-piticos-mostram-o-poder-de-transformacao-da-musica-em-hortolandia/), e o rapper Gabriel O Pensador (https://www.hortolandia.sp.gov.br/arte-e-entretenimento/gabriel-o-pensador-declara-no-sarau-parada-poetica-em-hortolandia-informacao-e-sobrevivencia/).
Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.