Estudantes municipais disputam Torneio de Queimada

Tradicional disputa entre quintos anos mobiliza mais de 600 crianças em 29 escolas da Prefeitura

O “Torneio de Queimada 2025” da rede municipal de ensino de Hortolândia já começou. As disputas começaram nesta segunda-feira (25/08), com as partidas entre a atual campeã, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato Costa Lima, e as Emefs Jd. Amanda I (CAIC), Maria Célia Cabral Amaral e D. Ana José Bodini Januário. No período da tarde, os jogos foram entre as integrantes do Grupo 2, as Emefs Janilde Flôres Gaby do Vale, Boa Esperança “José Roque de Moura”, Jd. Primavera e Caio Fernando Gomes Pereira. 

Neste ano, a competição reúne 638 estudantes do 5º ano, vindos de 29 escolas municipais. Os jogos acontecem sempre às segundas e quintas-feiras, com previsão de encerramento no final de setembro, quando será realizada a grande final no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

O torneio, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, vai muito além da disputa esportiva, estimulando valores essenciais como respeito, solidariedade, disciplina, honestidade, amizade, “fair play” e autoestima. A prática da queimada, que integra a cultura popular, contribui para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças, promovendo integração entre escolas, fortalecimento do espírito de equipe e incentivo ao crescimento pessoal de cada participante. 

Cada equipe, formada por meninos e meninas de até 11 anos, é acompanhada por professores de Educação Física e recebe da Secretaria todo o suporte necessário, incluindo transporte escolar, alimentação, arbitragem, coletes, bolas oficiais e estrutura completa para o bom andamento das partidas.

Após quatro anos de interrupção devido à pandemia, o Torneio de Queimada foi retomado em 2024. Agora, consolida-se como parte das atividades escolares. A iniciativa visa proporcionar experiências que aliam esporte, educação e cidadania. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o evento representa uma oportunidade única para que os estudantes aprendam a lidar com desafios, pratiquem valores importantes e vivenciem momentos de integração e diversão, fortalecendo vínculos dentro e fora das escolas.

O professor e técnico da equipe campeã de 2024, Luís Fernando da Silva, acompanhou novamente a turma da Emef Renato Costa Lima na disputa deste ano. Para ele, o torneio representa muito mais do que competição.

“Percebo que, para as crianças, o esporte é fundamental, especialmente pelo senso de coletividade e de turma que se cria. Como professor e treinador, sempre busco ensinar as melhores técnicas, mas faço questão de deixar claro que o mais importante é se divertir. A vitória é consequência. Estou muito empolgado e confiante, e claro, com o desejo de conquistar o bicampeonato com essa garotada”, afirmou ele.

A estudante Valentina Moura Damasceno, de 11 anos, aluna do 5º ano C da Emef Renato Costa Lima, comemorou a vitória no primeiro jogo. “Fiquei muito feliz! Eu gosto muito de jogar queimada e quero chegar até a final. Participar é divertido e legal demais. Quem sabe eu consiga ganhar uma medalha!”, afirmou a menina.

“É diferente jogar aqui com outras escolas, porque dá mais vontade de ganhar. As equipes são muito boas e eu espero dar o meu melhor para conseguir chegar na final. Minha mãe também está torcendo muito para que eu consiga vencer”, disse o colega de turma, Renan Marques Lopes, de 10 anos.