Artista é atração do sarau Parada Poética, na segunda-feira (01/09), às 19h, no Museu Municipal Estação Jacuba; sarau terá também o projeto Escritores de Hortolândia, com lançamento dos livros “Memórias de minhas groupies”, de Wau M.Q., e “Rinha de homens”, de Ricardo Cunha
Arte para conscientizar e engajar o público sobre questões importantes da sociedade. É com essa proposta que a cantora e compositora Bia Ferreira vem a Hortolândia para participar do sarau Parada Poética. O evento acontece na próxima segunda-feira (01/09), às 19h, no Museu Municipal Estação Jacuba, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. A classificação indicativa é 16 anos. O sarau integra a Semana Cultural de setembro, promovida pelo município. A programação pode ser acessada no portal da Prefeitura, por meio deste LINK.
Bia Ferreira é uma das artistas mais reconhecidas no Brasil e no cenário internacional. Nascida em Santa Rita (MG), iniciou sua carreira aos 12 anos. Aos 15, no esquema de carona, rodou mais de 24.000 km país afora com seu projeto “Música Ambulante”.
Em 2011, fez história com a música de sua autoria “Cota não é esmola”, na qual aborda a questão sobre cotas raciais no Brasil. A música extrapolou o universo artístico e passou a ser leitura obrigatória em instituições de Ensino Superior, como a UnB (Universidade de Brasília), e em livros didáticos do Sesi (Serviço Social da Indústria)-SP para crianças. Em 2018, a artista apresentou a música na plataforma on-line internacional Sofar Sounds, em 2018, tendo sido a música mais assistida na América Latina e a quarta mais vista no mundo. Ao longo de sua carreira, a artista lançou os discos “Ao vivo”, gravado a partir de uma apresentação no site Showlivre, “Igreja Lesbiteriana: um chamado” e “Faminta”.
Em paralelo à música, Bia Ferreira transita por outras artes. Atuou no musical “Elza”, no papel principal, com temporadas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2021, compôs e cantou a música “Olhares cruzados”, tema de uma campanha promovida pela marca de produtos de higiene pessoal Dove para valorizar a autoestima de mulheres negras. Homossexual assumida, Bia Ferreira é engajada em questões e discussões referentes ao antirracismo, a luta pelos direitos das mulheres e das populações LGBTQIAP+.
Com toda essa projeção, Bia Ferreira é uma das artistas brasileiras que mais tem feito turnês internacionais. Prova disso é que antes de desembarcar em Hortolândia, a artista concluiu um extenso tour internacional, em junho e julho, com shows em vários países da Europa, como Espanha, Itália, França, Alemanha, Portugal, Holanda, Suíça e Áustria.
O QUE É O SARAU?
O sarau Parada Poética abre espaço para a declamação de poesias. O evento tem microfone aberto para quem quiser recitar versos ou textos literários de autoria própria ou de autores brasileiros ou internacionais.
Para participar, é só comparecer e se inscrever no dia do evento. O sarau é na área externa do prédio da antiga e histórica Estação Jacuba, que foi restaurado e inaugurado pela Prefeitura, em 2014.
O idealizador do sarau é o rapper e músico Renan Inquérito, que dá as calorosas boas-vindas ao público. O evento conta ainda com o DJ Viny Blanco, que anima o público com os sons e as batidas dos seus toca-discos.
Além de nutrir a alma e a cabeça com poesia, o público pode matar a fome e a sede na área de alimentação com food trucks.
ESCRITORES DE HORTOLÂNDIA
Durante o sarau, também acontecerá o projeto Escritores de Hortolândia, que lançará os livros “Memórias de minhas groupies”, de Wau M.Q., e “Rinha de homens”, de Ricardo Cunha. O público poderá conhecer as obras e conversar com os autores.
O projeto Escritores de Hortolândia foi criado pela Prefeitura em 2024. A proposta é incentivar a produção literária de autores locais, bem como o hábito da leitura e a formação de novos leitores.




O QUE É SEMANA CULTURAL?
A Prefeitura de Hortolândia realiza a Semana Cultural mensalmente. O objetivo é democratizar o acesso da população à arte em suas diferentes formas e manifestações.
A proposta é reunir numa mesma semana os diversos eventos artísticos que o município promovia em dias diferentes de um mesmo mês.
A Prefeitura começou a realizar a Semana Cultural em março. Desde então, o município já recebeu várias atrações artísticas conhecidas, dentre as quais os grupos de rock Massacration e Detonautas, os cantores Di Ferrero e Roberta Campos, e o rapper Gabriel O Pensador.
Em todos os eventos da Semana Cultural, a população pode doar alimentos não perecíveis. As doações são destinadas para o FunSol (Fundo Social de Solidariedade), órgão da Prefeitura.