Biblioteca Municipal de Hortolândia ultrapassa marca de 7.000 usuários cadastrados

Unidade da Prefeitura atua no incentivo à leitura e democratiza o acesso da população à cultura, informação e conhecimento

Hortolândia alcança mais um feito expressivo na cultura. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, unidade da Prefeitura, ultrapassa a marca de 7.000 usuários cadastrados.

Uma das mais novas leitoras é a fonoaudióloga Ana Paula Marcelino Ramos e seus filhos Breno, de sete anos, e Nina, de três anos. Ela e seus pequeninos receberam, respectivamente, as carteirinhas de números 7.001, 7.002 e 7.003.

Moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Ana Paula conta que conheceu a biblioteca durante o recesso escolar de julho.

“Como meus filhos estavam de férias, procurei coisas diferentes que a gente pudesse fazer juntos na cidade. Ao pesquisar na internet, descobri que tinha a biblioteca aqui em Hortolândia”, relata a fonoaudióloga.

Ao conhecerem a biblioteca, os filhos se encantaram com a Sala Infantil. “Eles gostaram muito. Achei um espaço bem apropriado, bacana para as crianças se divertirem”, elogia Ana Paula.

A Sala Infantil é um espaço da biblioteca para crianças aberto para leitores cadastrados e o público em geral. O espaço oferece livros infantis, brinquedos, jogos educativos, piscina de bolinha e TV que exibe desenhos. A biblioteca orienta que crianças de até 10 anos podem usufruir o espaço desde que estejam acompanhadas por pai, mãe ou responsável, uma vez que a biblioteca não conta com equipe de monitores.

HÁBITO DE LER

A fonoaudióloga aproveitou e fez o cadastro dela e dos filhos para se tornarem leitores da biblioteca. Com isso, Ana Paula espera fortalecer em suas crianças o hábito da leitura.

“Sempre tivemos o hábito de ler. Eles me perguntam quando vamos voltar à biblioteca. Fiz o cadastro para mostrar que eles não precisam comprar todos os livros que querem. Que na biblioteca eles podem escolher e pegar emprestado os livros que estão a fim de ler. Procuro ensinar a eles o senso de responsabilidade. Quando eles pegam um livro emprestado, não podem deixar em qualquer lugar, têm que cuidar e devolvê-los”, destaca a fonoaudióloga.

COMO SE TORNAR LEITOR CADASTRADO?

Quem se cadastra como leitor, como fizeram Ana Paula e seus filhos, pode desfrutar do acervo da biblioteca. Atualmente, são mais de 19.000 títulos, dos mais variados gêneros literários, disponíveis para empréstimo. No mês passado, a biblioteca ampliou seu acervo com a aquisição de mais de 100 livros novos. O acervo pode ser consultado on-line neste site (CLIQUE AQUI).

Para se tornar usuário cadastrado da biblioteca, é necessário apresentar documento original com foto e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital.

Crianças ou adolescentes menores de idade que também querem se tornar usuários devem apresentar documento original do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles.

Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).

ACHEI UM LIVRO

Para incentivar o hábito da leitura, a Biblioteca Municipal de Hortolândia promove o projeto Achei um livro. A ação espalha obras literárias em locais públicos da cidade. A próxima edição do projeto será em setembro, durante a Semana Cultural de Hortolândia.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.