Pela terceira vez, Prefeitura recebe título de “Cidade Árvore do Mundo”
Hortolândia está representada, mais uma vez, no Programa “Tree Cities of the World” (“Cidades Árvores do Mundo”, em tradução livre para o português), realizado entre os dias 18 e 21 de agosto em João Pessoa, na Paraíba. Representando a Prefeitura, o prefeito Zezé Gomes recebeu nesta segunda-feira (18/08), primeiro dia de evento, mais um certificado de cidade amiga do meio ambiente. Neste ano, pela terceira vez, a cidade conquistou o título de “Cidade Árvore do Mundo”, concedido a 210 cidades em 24 países. Além de Hortolândia, cidades como São José dos Campos, Arapiraca, Macaé, Cubatão, João Pessoa, a anfitriã, foram algumas das cidades contempladas.
O título representa um reconhecimento internacional, em razão da realização de ações e políticas públicas alinhadas às metas globais de preservação do meio ambiente, de arborização e de promoção da sustentabilidade, implementadas na cidade. O Programa é realizado pela Fundação “Arbor Day” (Fundação “Dia da Árvore”) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).
“O desenvolvimento da cidade inteligente, sustentável e planejada também passa pelo cuidado com o meio ambiente. O esforço conjunto entre a Prefeitura, iniciativa privada e a população são essenciais e, hoje, somos sim uma cidade exemplo de sustentabilidade. Não é só o plantio de árvores, mas sustentabilidade envolve tudo. Desde o investimento em uma cidade com praticamente 100% de saneamento básico até os cuidados com os mananciais. Pensamos a cidade pelos próximos 30 anos e queremos muito mais reconhecimentos como este e, para isso, continuamos fortalecendo estas ações”, comentou o prefeito Zezé Gomes, ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Hortolândia, Eliane Nascimento, do chefe de gabinete da Administração Municipal Josemil Rodrigues e da representante da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, Niara Brambila.

PRÊMIO EM SUSTENTABILIDADE
A cidade ganhou o título pela primeira vez em março de 2022, sendo novamente agraciada em 2023. Além disso, em outubro de 2023, Hortolândia recebeu o selo “Cidade Amiga das Árvores”, concedido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, durante o 1º Fórum Paulista de Arborização Urbana. Em outubro de 2022, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, foram a Washington-DC, nos Estados Unidos, participar do “Fórum Tree Cities of the World”, que acontece anualmente, reunindo os agraciados com o título. Neste ano, o anúncio da conquista foi enviado à Prefeitura pelos organizadores em março.

CRITÉRIOS PARA PREMIAÇÃO
Para ser reconhecido pelo programa “Tree Cities of the World”, o município precisou observar cinco padrões principais, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Confira abaixo como eles foram atendidos:
PADRÃO 01: Estabelecer Responsabilidade
Hortolândia possui na estrutura da Administração Pública a Secretaria Municipal de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
PADRÃO 02: Definir as regras
Publicação do Guia de Arborização Urbana e da Lei Municipal específica para Manejo da Arborização Urbana
PADRÃO 03: Saber o que você tem
Hortolândia possui um Plano de Arborização Urbana
PADRÃO 04: Alocar Recursos
A cidade possui orçamento anual dedicado à implementação rotineira do plano de manejo das árvores
PADRÃO 05: Comemorar as Conquistas
A cidade realiza celebração anual das árvores para conscientizar os moradores e reconhecer os cidadãos e funcionários que realizam o programa de árvores da cidade Investindo na arborização urbana
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Hortolândia está no caminho certo para se tornar um modelo de sustentabilidade urbana na região, ao combinar planejamento, participação comunitária e políticas públicas eficazes.
Hortolândia vive um processo de urbanização acelerada e teve um crescimento populacional significativo na última década, quando a população pulou de cerca de 193 mil para 236,6 mil pessoas. Daí a grande importância de o Poder Público investir cada vez mais em projetos de plantio e manutenção de árvores e reconhecer a importância das áreas verdes. É que, por meio da arborização urbana, ao criar e manter suas áreas verdes, a cidade transforma o ambiente e melhora a qualidade de vida dos habitantes humanos e de outras espécies.
Além das ações regulares de plantio, a Administração Municipal disponibiliza à comunidade serviços de poda e corte de árvores, que podem ser acessados pelo Portal da Prefeitura. Há também, permanentemente, serviços de Educação Ambiental, para levar aos moradores de Hortolândia informações sobre os cuidados com o meio ambiente. As equipes atuam por meio de palestras, visitas porta a porta e ações de sensibilização nos bairros e em eventos.
VIVEIRO MUNICIPAL
Outro equipamento importante é o Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no Adventista Campineiro, onde são produzidas mudas de árvores, disponibilizadas para toda a população, via “Plantio Online”. Seja por meio do site, seja pessoalmente, o munícipe pode solicitar, gratuitamente, o plantio de árvores, escolhendo uma entre as 22 espécies arbóreas disponíveis em calçadas com e sem fiação. O munícipe também pode, a cada dois meses, retirar gratuitamente uma muda de árvore e 40 quilos de adubo orgânico, desde que leve comprovante de endereço, documento com foto e um recipiente (saco ou balde) para transportar o material orgânico. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h.