Campanha Agosto Dourado de Hortolândia destaca meio ambiente e importância da rede de apoio à gestante

Prefeitura promove programação de atividades nas UBSs, no Hospital Municipal Mario Covas e no CAISM durante este mês

Este mês é a época da campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno. A Prefeitura de Hortolândia promove a campanha com atividades nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) (confira a programação no arquivo anexo abaixo). Este ano o tema é “Priorize a amamentação: crie sistemas de apoio sustentáveis”. Para chamar a atenção do público, as unidades de saúde receberam decoração especial referente à campanha.

A campanha do município está alinhada com o tema proposto pela iniciativa Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que é uma rede de pessoas e organizações do mundo em prol da amamentação. O tema também foi adotado pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

A enfermeira do programa municipal Amigos do Peito, Elisangela Chamone de Oliveira, explica que o tema deste ano destaca que o aleitamento é uma prática sustentável.

“A amamentação fornece ao bebê o leite materno, que é um alimento natural, pronto, que supre as necessidades nutricionais da criança. Diferente da alimentação artificial, que vem em latas e embalagens plásticas, que poluem o meio ambiente”, ressalta a enfermeira.

REDE DE APOIO

Outro tema destacado pela campanha deste ano é a importância da rede de apoio à gestante. A rede abrange equipes, profissionais médicos que atuam nas unidades municipais de saúde, família, parentes e amigos de convívio da gestante.

A rede é importante para ajudar e incentivar a gestante a amamentar o bebê com o leite que ela mesma produz.

“As equipes de saúde e os profissionais médicos auxiliam e dão orientações para a gestante sobre a importância do aleitamento materno. Como fazer a amamentação de forma correta, exercícios de mama, entre outros assuntos. A rede familiar é importante para dar apoio psicológico à gestante. E ajudá-la a cuidar do bebê e com outras tarefas”, explica a enfermeira.

“O apoio psicológico é importante para o bem-estar da gestante. Ela tem que estar descansada, em bom estado emocional, para amamentar e ter uma gestação saudável. Se a gestante está tensa ou com problemas psicológicos, isso pode afetar a produção e a ejeção do leite materno. Com isso, ela pode desistir de amamentar, e optar pela alimentação artificial. Por isso, é importante o apoio psicológico. Às vezes com uma palavra, a forma de acolher ou só de escutar, já ajuda a gestante”, alerta a enfermeira.

Por isso, é importante que a gestante procure ajuda médica ao perceber que está com algum problema de saúde.

A enfermeira Elisângela Chamone relembra que a gestante deve alimentar seu bebê somente com leite materno durante os seis primeiros meses de vida. “Na campanha sempre reforçamos que o aleitamento materno é importante para a vida toda. O leite materno garante que a criança tenha saúde à medida que cresce e se desenvolve”, salienta a enfermeira.

CAISM

O CAISM, órgão da Prefeitura especializado em saúde feminina, abriu a campanha Agosto Dourado na manhã desta sexta-feira (01/08).

A equipe da unidade fez trabalho de orientação com pacientes na sala de espera. A unidade também ofereceu café da manhã sustentável e saudável, cujo cardápio teve salada de frutas.

Confira no documento anexo abaixo a programação da campanha promovida pela Prefeitura de Hortolândia.