Hortolândia é destaque nacional em Educação Integral

Experiência finalista, selecionada nacionalmente pelo MEC, beneficia mais de quatro mil crianças no município

Hortolândia está entre os municípios finalistas no resultado final do Edital nº 2/2025 do Ministério da Educação, que seleciona “Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral”. O resultado foi divulgado, nesta segunda-feira (28/07), no site do MEC. A iniciativa está entre as 58 experiências reconhecidas no Estado de São Paulo, sendo uma das 739 selecionadas em todo o Brasil. 

A cidade foi reconhecida nacionalmente com a experiência “Os Complementos Educacionais e o Programa de Fortalecimento Educacional na Educação Integral e em Tempo Integral: fortalecendo aprendizagens e integrando saberes”. Ela faz parte do “Projeto de Educação Integral”, realizado pela Prefeitura. Esta política pública, estruturada a partir do Currículo Municipal “Integra Saberes”, é implementada desde 2021. 

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente, 19 das 28 unidades escolares de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal oferecem a Educação Integral e em Tempo Integral, beneficiando 4.092 crianças.  Conforme esclarece a Pasta, a expressão “Educação Integral” refere-se a conteúdo e propósito, disponibilizando formação humana completa e enfatizando a educação como proposta pedagógica, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais, culturais e físicos. Já o termo “Tempo integral” diz respeito à forma e estrutura, referindo-se ao tempo de permanência da criança na escola, isto é, que passará mais horas na escola.

Hortolândia foi classificada no “Eixo 5 – Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica”, e integra o grupo de experiências que farão parte do Mapa Nacional de Experiências Inspiradoras, a ser lançado pelo Ministério da Educação em outubro. O projeto completo será publicado no portal do MEC e poderá servir como inspiração para outras redes educacionais em todo o país.

A cidade também foi convidada a participar da Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras, nos dias 1º e 2 de outubro deste ano, na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

Entre os pilares da experiência de Hortolândia destacam-se:

  • Cinco Complementos Educacionais: Artes Corporais, Artes Integradas, Musicalização, Convivência e Afetos, e Orientação de Estudos; PFCA (Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem);
  • Formação continuada dos profissionais da educação, com base em diretrizes específicas para o tempo integral.

“Recebemos com alegria o reconhecimento do Ministério da Educação à experiência de Hortolândia na área da Educação Integral. Estar entre as 739 iniciativas selecionadas no País, representando um dos 58 municípios paulistas, é motivo de orgulho para toda a nossa rede. Esse resultado reflete o trabalho coletivo de educadores comprometidos com a formação integral das nossas crianças. A experiência, baseada no Currículo Municipal Integra Saberes, mostra que é possível construir uma educação pública que respeita os tempos e modos de aprender.

Mais de quatro mil crianças são atendidas com uma proposta pedagógica estruturada, que vai além dos números: celebra uma escola viva, conectada com sua comunidade. Agradecemos a cada educador e educadora da nossa rede. Seguimos com coragem e sensibilidade, porque acreditamos que a Educação Integral transforma o futuro”, destaca Fernando Moraes, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia.