Prefeitura recebeu mais doses na quinta-feira (24/07); imunizantes já estão disponíveis nas UBSs
Você já está protegido contra a Dengue? Se ainda não, fique atento! A Prefeitura de Hortolândia informa que já recebeu novo lote de doses da vacina contra a doença do governo do Estado. De acordo com a Secretaria de Saúde, o envio foi feito na quinta-feira (24/07). As doses já estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O governo estadual não enviava doses para o município desde o fim de junho deste ano.
A Secretaria de Saúde relembra que podem receber a vacina crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação é feita diariamente nas UBSs, das 7h30 às 15h30.
Para facilitar o acesso de crianças e adolescentes ao imunizante, cinco UBSs têm suas salas de vacinação que funcionam em horário ampliado durante a semana. As cincos UBSs são:
– UBS Amanda II: até às 17h30
– UBS Dom Bruno Gamberini: até às 17h30
– UBS Rosolém: até às 17h30
– UBS Santa Clara: até às 17h30
– UBS Figueiras: até às 18h30
BUSCA ATIVA
Em paralelo a isso, a Prefeitura segue com o combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, executa a ação de busca ativa no Jardim Aline e no Jardim Santana. A busca ativa é realizada semanalmente em diferentes regiões da cidade onde houve casos confirmados de Dengue.

A Prefeitura de Hortolândia reforça aos moradores para que deixem as equipes da UVZ entrarem em suas casas. O objetivo das visitas é eliminar o inseto ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas nos imóveis visitados, as equipes recolhem algumas delas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros estão nas casas das pessoas. Além disso, é importante que a população continue a manter os cuidados contra o Aedes aegypti.
A Prefeitura relembra ainda que o Jardim São Sebastião participa do projeto federal de armadilhas contra o mosquito.

De acordo com a UVZ, este ano Hortolândia registra 19.323 casos notificados de Dengue, dos quais 6.635 casos positivos e seis óbitos confirmados. Já de Chikungunya são 22 casos notificados, sendo dois casos positivos e quatro casos em investigação. O município não registra nenhum caso de Zika este ano.