Hortolândia promove grupos de Psicologia em UBSs para população ter melhor qualidade de vida

Prefeitura realiza essa prática para estimular bem estar emocional e cuidado em saúde de forma integral

Saúde mental também é importante. Afinal, ela afeta o bem-estar físico e todos os demais aspectos da vida de uma pessoa. É por esse motivo que a Prefeitura de Hortolândia oferece grupos de Psicologia em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo dos grupos é promover apoio psicológico a quem esteja com algum transtorno mental, e também cuidado em saúde integral, para que a população tenha melhor qualidade de vida.

A psicóloga do Setor de Apoio Técnico de Psicologia e Saúde Mental do município, Andrea Rovagnelli, explica que o Ministério da Saúde recomenda a prática de grupos como forma de atender o maior número possível de pessoas.

“A saúde mental afeta a saúde geral de uma pessoa. É um trabalho que não envolve somente os psicólogos. Por isso, também envolvemos os demais profissionais e serviços de saúde oferecidos pelo município para entender o que o paciente está precisando. A promoção da saúde mental é importante para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida”, salienta a psicóloga.

Este ano, os grupos passaram por reformulação. Isso aconteceu em razão da recente atualização de protocolos e de legislação de Psicologia, realizadas pelo ministério e pelo Conselho Federal da área.

“Essas atualizações estabelecem novas diretrizes e nova agenda de ações de atendimento e tratamento. Por isso, os municípios tiveram que se adequar”, ressalta a psicóloga.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

A proposta dos grupos é estimular a interação e a troca de experiências entre pacientes, sob a coordenação de um profissional da área.

A participação é aberta, preferencialmente, a pacientes com algum problema de saúde mental, inicialmente acolhidos e atendidos em UBSs. “Dependendo de cada caso, conforme análise e avaliação feitas pelo psicólogo, ele orienta e recomenda o paciente para participar de um grupo”, explica Andrea Rovagnelli.

De acordo com a psicóloga, nas UBSs do município existem os seguintes tipos de grupos:

– Psicoterapêuticos: nos quais atuam somente psicólogos

– Educativos: Coordenados por psicólogos e outros profissionais de saúde

– Oficinas: nas quais são ministradas diferentes tipos de atividades

A criação de grupos é feita pelas UBSs conforme a demanda da população do território de abrangência de cada unidade. Por isso, podem haver grupos de diferentes tipos e temas em cada UBS.

A Prefeitura também promove grupos específicos para servidores da Saúde, que também precisam cuidar de seu bem-estar mental. “Esse trabalho está surtindo um efeito positivo. Ao participar dos grupos, temos percebido que servidores e equipes de saúde apresentam melhora em seu desempenho. O que é importante para acolher e atender bem a população”, destaca a psicóloga.