Anúncio foi feito, nesta terça-feira (22/07), durante a terceira “Plenária Cidadã 2025”, no Jd. Nossa Senhora de Fátima
Em breve, quem mora em Hortolândia poderá se divertir, passeando de pedalinho sem sair da cidade. Três parques socioambientais, gerenciados pela Prefeitura, passarão a oferecer este tipo de lazer à população: o OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago; o Pq. Irmã Dorothy Stang, no Jd Nossa Senhora de Fátima; e o Pq. Jd, Amanda, em fase de implantação.
A boa nova foi compartilhada com os 177 presentes à terceira “Plenária Cidadã 2025” para a elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029 pela secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, Eliane Nascimento, responsável por dois dos três parques que serão beneficiados. A licitação da obra de construção dos decks está aos cuidados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.



O anúncio aconteceu, na noite desta terça-feira (22/07), na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Nossa Senhora de Fátima. Eliane foi uma das gestoras convidadas pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes a apresentar à plateia as políticas públicas municipais, voltadas à sustentabilidade. Além dela, quem também conversou com a população local foi o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panicio, o Mercadão.
“Os pedalinhos irão atrair mais moradores para o Parque Irmã Dorothy, que fica aqui na região, proporcionando lazer e bem estar aos visitantes e demonstrando ainda mais que o referido parque é exemplo de transformação e recuperação ambiental”, afirmou Eliane.

Ao abrir a reunião, Zezé Gomes anunciou outras ações voltadas à região do Jd. Rosolém.
“Teremos o novo espaço da Melhor Idade no Jardim Rosolém, próximo ao campo de futebol society do Jardim Santa Izabel. Esta obra é rápida e vai levar mais saúde, inclusão social e qualidade de vida para os idosos. Também estamos pensando em um projeto para uma piscina pública, aquecida, próximo à este novo salão da Melhor Idade, transformando toda aquela área em um novo espaço para atender nossa população. São novos espaços para a Melhor Idade, novos parques como o que está em obras no Jardim Amanda, obras e viários que interligam a cidade. Enfim, são intervenções em toda a cidade, novas unidades de ensino, novas unidades de saúde. Isso é Hortolândia crescendo e se desenvolvendo para agora e para as próximas gerações”, explicou o prefeito.
“As ações do governo são realizadas com planejamento e articulação para garantir os recursos necessários que fazem a cidade caminhar, evoluir, se modernizar e alcançar o desenvolvimento inteligente e sustentável para os próximos anos. Quem passa pela cidade enxerga esta evolução. São novas três unidades de saúde confirmadas, assim como novos equipamentos, obras em andamento com recursos inclusive do Governo Federal. Também temos projetos futuros para o apoio ao trabalhador. A cidade não pára e as ações seguem intensificadas e reforçando o crescimento inteligente e planejado”, comentou o secretário de Governo e vice-prefeito, Cafu César.
O secretário de Finanças, Antonio Agnelo Bonadio, comemorou a maior participação da comunidade nos eventos. Nesta terceira plenária, quatro moradores da região se manifestaram, fazendo perguntas e apresentando observações e sugestões em áreas como coleta seletiva e geração de renda, tempo de espera e percurso feito por linhas do transporte urbano, recape de vias públicas, manutenção de calçadas e horário de abertura dos parques públicos, como o Dorothy.
“Como moro por aqui, a notícia da criação deste novo salão da Melhor Idade é muito importante. Para o bairro, também gostei do novo viaduto que faz a ligação até o Jardim Sumarezinho, que facilita o deslocamento. Gosto muito de praticar caminhada, utilizo os parques e a gente constata que as mudanças para a nossa região sempre são positivas”, comentou a dona de casa, Nalva Pádua, 60 anos, moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Consulta pública
A Prefeitura promoverá, nesta quinta-feira (24/07), a quarta “Plenária Cidadã 2025” para a elaboração do PPA 2026-2029. Ela será na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Profª. Janilde Flores Gaby do Vale”, localizada na Rua Edna Aparecida Pampa Fonseca, 115, na Vila Real. A reunião começará a partir das 18h30, sendo o debate previsto para às 19h. As duas primeiras plenárias foram realizadas no Jardim Amanda e a terceira no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
As plenárias fazem parte da consulta pública, em realização pela Administração Municipal, sobre o planejamento e a condução das políticas municipais, para o período que vai de 2026 a 2029.
A consulta pública acontece tanto por meio das reuniões presenciais por região, quanto pela internet. Já está disponível uma ferramenta digital, criada pela Prefeitura, para que a população vote, de casa mesmo, nas ações que julgar prioritárias, e ajude o Poder Público a elaborar o Plano Plurianual) 2026-2029. É o portal “Fácil Hortolândia”, que pode ser acessado neste link.
Saiba mais sobre o PPA
Conforme esclarece a Secretaria de Finanças, o Plano Plurianual é uma lei municipal, aprovada pelo Poder Legislativo, que trata do planejamento de médio prazo do município. Nela, o Poder Executivo define os objetivos estratégicos da Administração Pública para um período de quatro anos, estabelece os programas e os indicadores que serão usados para medir seu andamento, bem como as ações de governo, com suas metas físicas a serem atingidas, ano a ano.
O PPA é considerado a principal peça orçamentária de uma cidade, pois contém a estratégia do governo eleito pela população para enfrentar os principais problemas daquela localidade. É com base no que foi definido nele que, a cada ano, o município elabora a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).
Confira abaixo o cronograma das “Plenárias de Participação Cidadã 2025”:
24/7 | 18h30
Local: EMEF “Profª. Janilde Flores Gaby do Vale”
Rua Edna Aparecida Pampa Fonseca, 115 | Vila Real
29/7 | 18h30
Local: EMEI Jardim Santa Clara I
Rua Ida Amádio | Jardim Santa Clara do Lago I
31/7 | 18h30
Local: EMEF “Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim”
Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92 | Remanso Campineiro
5/8 | 18h30
Local: EMEF “Samuel da Silva Mendonça”
Rua São Luiz, 276 | Jardim Nova Europa
7/8 | 18h30
Local: EMEF “Salvador Zacarias Pereira Junior”
Avenida Adail Alves Silva, 525 | Jardim Novo Ângulo
12/8 | 18h30
Local: EMEF Jardim Boa Esperança
Rua do Canário, 400 | Jardim Boa Esperança