Prefeitura reforça a importância da prevenção; população pode fazer testes rápidos para detectar as doenças no CEI e nas UBSs
Cuidar da saúde é uma atitude constante que se precisa ter. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia faz um lembrete importante à população. Este mês marca a campanha Julho Amarelo, cujo objetivo é conscientizar o público sobre prevenção e tratamento contra as Hepatites Virais.
As Hepatites Virais são doenças que podem afetar o fígado. Esse é um órgão vital para que uma pessoa tenha boa saúde.
Em Hortolândia, a Prefeitura tem uma unidade de saúde referência para detectar e tratar as hepatites: é o CEI (Centro Especializado em Infectologia).

De acordo com o órgão, existem cinco tipos de Hepatites Virais: A, B, C, D e E. As doenças são causadas por diferentes vírus. A Hepatite A é transmitida por meio de água ou alimentos contaminados com fezes de pessoas com a doença. A infecção de Hepatite C acontece por meio de contato com o sangue de uma pessoa contaminada. Já as Hepatites B, D e E são transmitidas pelo contato com sangue, líquidos ou secreções corporais de uma pessoa contaminada.
O CEI alerta que as hepatites são doenças “silenciosas”. Elas são chamadas assim porque na fase inicial não apresentam sintomas, ou podem demorar muito tempo para aparecer. Por isso, uma pessoa pode estar infectada sem saber. Quando os sintomas surgem, é sinal que a doença já pode estar num estágio avançado. Portanto, as hepatites devem ser levadas a sério.
TESTE RÁPIDO
Uma das maneiras para se prevenir contra as hepatites é com o teste rápido. O CEI oferece o teste para detectar as doenças. O resultado fica pronto em 15 minutos.
Caso o resultado seja positivo, o órgão faz o tratamento e o acompanhamento do paciente. O teste também está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Atualmente, o CEI faz o acompanhamento de 171 pacientes.
O CEI está localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A aplicação dos testes rápidos é feita das 8h às 15h. Não é necessário fazer agendamento para testes rápidos no CEI e nas UBSs.
Para mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com o órgão pelos telefones (19) 3897-3653 e (19) 3897-5034, ou via WhatApp pelo número (19) 98440-5103, que recebe apenas mensagens de texto.