Prefeitura apresenta políticas públicas à população do Jd. Amanda, durante “Plenária Cidadã 2025”

Segunda reunião para consulta pública sobre o PPA 2026-2029 aconteceu na Emef Tarsila do Amaral

Cerca de 190 pessoas compareceram à “Plenária Cidadã” realizada pela Prefeitura de Hortolândia na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Tarsila do Amaral”, no Jardim Amanda II, na noite desta quinta-feira (17/07). Esta foi a segunda reunião de consulta pública com vistas à elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029.

Durante o evento, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou uma série de intervenções que a Administração Municipal realiza no bairro e no município.

“O nosso governo, com a responsabilidade que cada um tem, traz para a comunidade sempre o melhor. O Jd. Amanda é uma cidade dentro de Hortolândia. Vamos ter obras para os próximos quatro anos em toda a cidade. O Jd. Amanda terá o maior parque socioambiental da cidade, uma grande UBS (Unidade Básica de Saúde) no Amanda II, mais dois campos society, salão próprio para o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) com piscina, uma base da Guarda Municipal, entre outros serviços que vão melhorar ainda mais a vida da população”, anunciou Zezé.

“Estamos transformando Hortolândia. Desde 2017 discutimos um projeto amplo, pensando lá na frente. Hoje apresentamos para vocês um governo de sucesso, que realiza seus sonhos acima de tudo. Um governo que tem participação”, complementou o vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu César, destacando pesquisa realizada pela Administração que mostra que 94% da população tem orgulho de dizer que mora em Hortolândia e 86% diz que o Governo está no caminho certo. “Isso aumenta nossa realidade, em manter a cidade funcionando bem”, ressalta o secretário.

Por determinação do prefeito, a partir de agora, em cada plenária, um secretário apresentará aos presentes políticas públicas municipais em sua área de atuação. O primeiro foi o representante da Educação.

“Hortolândia saiu de porte pequeno para porte médio em educação no Brasil. O PPA na educação tem um pilar estratégico. O prefeito vem batendo nesta tecla, de que a educação tem que ser cada vez melhor. Ele nos dá condições para termos uma rede tão pujante, com excelentes indicadores, como o Ideb 2024 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), relativo a 2023, que em Hortolândia é de 6,4 pontos, superior ao nacional (6,0 pontos) e estadual (6,2 pontos)”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Outros dois secretários presentes, Antonio Agnelo Bonadio (Finanças) e Maria dos Anjos Assis Barros (Inclusão e Desenvolvimento Social), destacaram a importância da participação popular, durante as plenárias.

“Estamos muito felizes em trazer para dentro da comunidade uma reunião tão importante como esta, para os moradores saberem o que está sendo feito e opinarem sobre o que pode ser feito no bairro e na região onde mora. Por isso, fazemos este convite a todos os moradores”, afirmou Maria dos Anjos.

“Sentimos a necessidade de convidar toda a sociedade, dar a oportunidade de ouvir cada um. A população tem a percepção, os anseios em relação aos serviços públicos. Nada melhor do que este contato próximo para absorvermos isso, que é extremamente importante para nós”, ponderou Bonadio.

Plenária 3 será na terça (22/07)

O próximo evento será na terça-feira (22/07), na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jardim Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Antônio Viegas, 45, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Todas as reuniões começam a partir 18h30, sendo o debate previsto para às 19h.

As plenárias fazem parte da consulta pública, em realização pela Administração Municipal, sobre o planejamento e a condução das políticas municipais, para o período que vai de 2026 a 2029. 

A consulta pública acontece tanto por meio das reuniões presenciais por região, quanto pela internet. Já está disponível uma ferramenta digital, criada pela Prefeitura, para que a população vote, de casa mesmo, nas ações que julgar prioritárias, e ajude o Poder Público a elaborar o Plano Plurianual) 2026-2029. É o portal “Fácil Hortolândia”, que pode ser acessado neste link

Saiba mais sobre o PPA

Conforme esclarece a Secretaria de Finanças, o Plano Plurianual é uma lei municipal, aprovada pelo Poder Legislativo, que trata do planejamento de médio prazo do município. Nela, o Poder Executivo define os objetivos estratégicos da Administração Pública para um período de quatro anos, estabelece os programas e os indicadores que serão usados para medir seu andamento, bem como as ações de governo, com suas metas físicas a serem atingidas, ano a ano. 

O PPA é considerado a principal peça orçamentária de uma cidade, pois contém a estratégia do governo eleito pela população para enfrentar os principais problemas daquela localidade. É com base no que foi definido nele que, a cada ano, o município elabora a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual).

Confira abaixo o cronograma das “Plenárias de Participação Cidadã 2025”:

22/7 | 18h30

Local: EMEI Jardim Nossa Senhora de Fátima

Rua Antônio Viégas, 45 | Jardim Nossa Sra. de Fátima

24/7 | 18h30

Local: EMEF “Profª. Janilde Flores Gaby do Vale”

Rua Edna Aparecida Pampa Fonseca, 115 | Vila Real

29/7 | 18h30

Local: EMEI Jardim Santa Clara I

Rua Ida Amádio | Jardim Santa Clara do Lago I

31/7 | 18h30

Local: EMEF “Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim”

Rua Maria de Lourdes Cangleriani, 92 | Remanso Campineiro

5/8 | 18h30

Local: EMEF “Samuel da Silva Mendonça”

Rua São Luiz, 276 | Jardim Nova Europa

7/8 | 18h30

Local:  EMEF “Salvador Zacarias Pereira Junior”

Avenida Adail Alves Silva, 525 |  Jardim Novo Ângulo

12/8 | 18h30

Local: EMEF Jardim Boa Esperança

Rua do Canário, 400 | Jardim Boa Esperança