Trabalho da Prefeitura de Hortolândia aconteceu na madrugada de quinta-feira (10/07), para evitar problemas no fluxo de trânsito
A Prefeitura de Hortolândia trabalha na readequação dos sentidos do tráfego em ruas e avenidas da cidade, em diferentes regiões, de acordo com a demanda ou necessidade para garantir, além da segurança viária, maior fluidez do tráfego evitando acidentes e facilitando o deslocamento da população. Na madrugada desta quinta-feira (10/07), a repintura da sinalização de solo foi concluída próximo da Câmara Municipal, no Jardim Novo Cambuí e, agora, a rua José Aparecido Mendes passa a ser sentido único para circulação no trecho entre a rua Maria Julinda de Pina Pereira até a rua Maria Aparecida Gualtieri. Na rua Olímpia Sofia da Silva, o trecho único passa a ser entre a rua Maria Aparecida Gualtieri até a Rua Maria Julinda de Pina Pereira.
“Antes da alteração, as vias possuíam mão dupla para a circulação. Os motoristas devem ficar atentos com as mudanças que já estão valendo. A sinalização realizada durante a madrugada evitou problemas no tráfego, garantindo a circulação dos veículos no ‘horário de pico’ e a conclusão da readequação viária na região. Além da sinalização de solo, placas também foram instaladas para contribuir com a visibilidade. Pedimos que todos possam circular dentro do limite de velocidade permitido, preservando a vida de todos”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.
SEGURANÇA VIÁRIA É PRIORIDADE EM HORTOLÂNDIA
De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024, Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais. Segundo o sistema, foram computadas oito mortes no período.
AÇÕES QUE SALVAM VIDAS
Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, acontecem, periodicamente, mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, reforço da sinalização de solo (em 2024 foram 20 mil metros quadrados), atividades educativas e investimentos na malha cicloviária.