Biblioteca Municipal de Hortolândia anima férias com game de 16 bits

Órgão da Prefeitura disponibiliza jogo eletrônico a partir desta sexta-feira (11/07) até o dia 01/08

Neste período de férias escolares de meio de ano, pais e famílias têm o desafio de procurar atividades para ocupar o tempo da criançada. Uma opção divertida é a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, unidade da Prefeitura de Hortolândia. Para animar as férias de crianças e adolescentes, a biblioteca disponibiliza um game de 16 bits a partir desta sexta-feira (11/07), das 14h às 17h. O game ficará disponível até o dia 01/08. A biblioteca fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que o game poderá ser utilizado por usuários cadastrados e pelo público, com idade a partir de 10 anos. Crianças abaixo dessa faixa etária, poderão jogar desde que acompanhados por responsável. Caso haja grande procura, cada pessoa ou dupla poderá jogar por até 40 minutos. A troca de um game para outro será avaliada e feita pela equipe da biblioteca.

O game irá oferecer vários jogos considerados clássicos da tecnologia 16 bits, como “Super Mario World”, “Sonic” e “Zelda”, e ainda games de outras marcas famosas como Atari e Play Station 1.

De acordo com o coordenador, os jogos 16 bits foram importantes por marcar uma grande evolução tecnológica na indústria de games, durante o fim dos anos 1980 e início dos anos 1990.

Os games 16 bits podem ainda atrair as novas gerações por terem visuais e gráficos semelhantes aos do jogo “Minecraft”, que atualmente é uma febre entre crianças e adolescentes.

“Com o game 16 bits, procuramos aproximar os leitores da biblioteca. É uma forma de quebrar o paradigma que a biblioteca é um ambiente ultrapassado ou que só tem livros. Além de ser também uma maneira de atrairmos o público em geral que ainda não conhece a biblioteca”, salienta o coordenador.

Após se divertirem, crianças e adolescentes podem continuar no universo dos games com livros sobre o tema. De acordo com o coordenador, a biblioteca tem na área infantojuvenil um acervo de 50 livros com histórias adaptadas de games famosos como o já citado “Minecraft” e “Mario Bros.”.