Evento Grito Cultural movimenta Hortolândia com cultura afro e reflexão ambiental

Evento que integra calendário oficial da cidade acontece até a próxima segunda-feira (26/05), com o apoio da Prefeitura

Este mês é movimentado em Hortolândia não só pelo aniversário da cidade. Maio é também a época que é realizado o festival Grito Cultural. A 18ª edição do evento acontece durante esta semana e vai até a segunda-feira (26/05). Evento que integra o calendário oficial do município, o Grito Cultural é promovido pelo Instituto Doné Eleonora e Ponto de Cultura Caminhos, com o apoio da Prefeitura. O festival acontece na rua João Alves (antiga rua 2), 288, Jardim Adelaide, endereço onde está localizada a sede do instituto.

Este ano, o tema do evento é “Justiça climática antirracista e desenvolvimento sustentável”. A partir do tema, o festival propõe uma reflexão urgente sobre os impactos ambientais nas periferias, comunidades tradicionais e populações negra e indígena. Com isso, o evento busca incentivar a resistência coletiva, o cuidado com o planeta e a promoção de uma sociedade mais justa e sustentável, bem como destacar a riqueza, a importância e a contribuição da cultura afro para a formação do país.

O evento terá rodas de conversa, gastronomia, apresentações de dança e de samba, exposição de fotos, feira e concurso de beleza. A programação começou nesta terça-feira (20/05) e vai até segunda-feira (26/05).

Já a programação principal do festival será a partir desta sexta-feira (23/05) até domingo (25/05). Um dos destaques é o tradicional Concurso de Miss Beleza Negra, no domingo.

Mais informações sobre o evento e a programação estão disponíveis na página do Instituto Doné Eleonora/Ponto de Cultura Caminhos no facebook (CLIQUE AQUI). Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones e WhatsApp (19) 98835-4917, (19) 98762-7415 e (19) 99439-4422, ou ainda pelo e-mail pcaminhos@gmail.com.

Confira abaixo a programação do 18º Festival Grito Cultural:

Quinta-feira (22/05), às 19h:

– Roda de diálogo presencial “Comunidades do futuro: racismo ambiental, emergência climática e ecologia para o amanhã”

Um momento de partilha, conexão e trocas de saberes coletivos, reforçando a importância do diálogo para a transformação social. O encontro contará com as participações de Elaine Sousa (bióloga e diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); Gabriel de Araújo Siva (filósofo e mestrando em Antropologia pela Unicamp); Gabriela Costa (cientista social e mestranda em Antropologia e Demografia pela Unicamp); Iracilda Santos (presidente da Associação Missionária dos Leigos e Leigas Xaverianos); e Ricardo Zanoni (Diretor do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

Sexta-feira (23/05), às 19h:

– Apresentação do espetáculo teatral “A marujada contra a chibata”

Peça a ser encenada pelo grupo teatral Companhia Jangada.


Sábado (24/05), às 19h30:

– Exposição visual “Sementes da nossa ancestralidade, resistir é plantar o futuro”

A exposição é um tributo aos saberes transmitidos por ancestrais afro e um olhar para as novas gerações. Ao semear os ensinamentos do passado, o festival reafirma que resistir é também construir um futuro de identidade e esperança.

– Performance de samba e poesia com o Coletivo Gato, às 20h

Um encontro poético-musical com ritmos de samba e versos que reverenciam a ancestralidade e a vivência periférica.

Domingo (25/05), às 13h:

– Abertura com cortejo afro com Afoxé Oya Obirin Ode

A abertura do festival destaca um vibrante cortejo afro, seguido por apresentações culturais diversas.

Concurso Miss Beleza Negra 2025

Evento que homenageia a beleza, a força e a história da mulher preta.

Segunda-feira (26/05), às 19h:

– Encerramento  – Conversa de Butiquim no Terreiro de Mainha com Convidado Especial
O encerramento do festival será com uma roda de samba que celebra a união, o axé e os reencontros, marcando o fechamento de um ciclo de resistência e celebração.

Serviço – 18º Festival Grito Cultural:
Data:
20 a 26/05

Local: Sede do Instituto Doné Eleonora / Ponto de Cultura Caminhos

Endereço: rua João Alves (antiga rua 2), 288, Jardim Adelaide