Prefeitura reforça que é importante que a população também faça sua parte no combate ao mosquito; nesta semana, equipes da UVZ executam busca ativa no Jd. Novo Ângulo e nebulização no Jd. Adelaide
O combate ao Aedes aegypti envolve a população. Uma vez mais, a Prefeitura de Hortolândia reforça a importância dos moradores continuarem atentos e a redobrar os cuidados para evitar a reprodução do mosquito. O poder público continua a fazer a parte que lhe cabe. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, segue com as ações semanais de eliminação do inseto. Nesta semana, as equipes executam busca ativa no bairro Jardim Novo Ângulo. Já outras equipes fazem a nebulização na região do Jardim Adelaide.
O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, reforça que a população deve manter os cuidados contra o Aedes aegypti, mesmo nesta época do ano, quando as temperaturas estão mais baixas.
“É importante lembrar que as temperaturas durante o dia ainda são altas. Esse fator facilita a transmissão e a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, uma vez mais, reforçamos a importância da população adotarem as medidas de cuidado e combate ao mosquito”, alerta o veterinário.
Uma medida simples para ajudar o município no combate ao Aedes aegypti é recolher e evitar o acúmulo de objetos que possam acumular água parada de chuva em quintais ou áreas externas. Materiais recicláveis, como garrafas PET, embalagens plásticas, pneus velhos, dentre outros, ao ficarem expostos ao ar livre podem acumular a água da chuva e com isso se tornarem potenciais criadouros do mosquito.
Por isso, a Prefeitura reforça para que a população faça o descarte correto desses materiais nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis). A lista de PEVs está disponível no novo portal da Prefeitura por meio deste LINK.
A Prefeitura alerta ainda os moradores que é importante fazer o descarte correto de materiais recicláveis nos PEVs para evitar que esses objetos sejam levados pelas águas da chuva e causem o entupimento da rede subterrânea. Esse problema pode provocar prejuízos para a própria cidade e alagar vias públicas.
TAMPAR BARRIS
Outra ação simples para evitar a reprodução do Aedes aegypti é manter tonéis, barris e caixas d’água tampados. A população também deve ficar atenta com piscinas e também mantê-las cobertas.
Outro item que requer atenção são recipientes de água ou bebedouros para cães, gatos e animais de estimação. Esses objetos também podem servir de criadouro do Aedes aegypti. Por isso, é importante higienizá-los regularmente para evitar que fiquem com ovos do Aedes aegypti.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 16.187 casos notificados de Dengue, dos quais 5.111 casos positivos, três óbitos confirmados e quatro óbitos em investigação. Já de Chikungunya são 14 casos notificados, sendo dois casos positivos e cinco em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.
ARMADILHAS
Em paralelo às ações de busca ativa e nebulização, Hortolândia participa do projeto de armadilhas contra o Aedes aegypti, desenvolvido pelo governo federal.
Na semana passada, a UVZ terminou de tabular os dados colhidos na primeira visita de monitoramento às residências da região do Jardim São Sebastião que receberam os atefatos. O órgão comprovou a eficácia das armadilhas.
O QUE É O PROJETO?
O projeto-piloto de armadilhas contra Aedes aegypti foi desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde, órgão do governo federal. A implantação do projeto-piloto é feita em âmbito nacional.
De acordo com o Ministério da Saúde, o projeto consiste em colocar estações disseminadoras de larvicida (EDLs). As estações são baldes com água e telas de feltro. As telas estão impregnadas com larvicida.
Por ser um projeto-piloto, a UVZ ressalta que as armadilhas foram colocadas somente em algumas casas do Jardim São Sebastião. O bairro foi escolhido por ser uma região com grande número de casos de Dengue.
Hortolândia recebeu do governo federal 600 armadilhas. No entanto, a UVZ ressalta que instalou 365 armadilhas. Nem todas foram colocadas. Uma parte delas fica guardada como reserva técnica, para serem usadas caso seja necessário trocá-las. A UVZ instalou as armadilhas em março deste ano. Também em março, os agentes da UVZ receberam treinamento sobre as armadilhas.
TESTE RÁPIDO E VACINAÇÃO
Outra ação preventiva da Prefeitura de Hortolândia é a oferta de teste rápido aos moradores para detecção de Dengue.
O município também mantém a vacinação contra a doença. Em Hortolândia, o imunizante está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 7h30 às 15h30.