Peça teatral encena o movimento Revolta da Chibata, de 1910, em Hortolândia

Espetáculo “A marujada contra a chibata” será encenado nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/05), às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos; peça é um dos projetos contemplados com recursos da PNAB, divulgado pela Prefeitura, ano passado

A Revolta da Chibata foi uma insurreição que aconteceu no Rio de Janeiro, em novembro de 1910, durante o período denominado “República Velha”. Esse episódio da história do Brasil é o tema do espetáculo teatral “A marujada contra a chibata”. A peça será encenada nesta quarta-feira e quinta-feira (21 e 22/05), às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Arlindo Zadi, localizada na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A classificação indicativa é de 12 anos. O espetáculo é um dos projetos contemplados com recursos do edital federal da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), divulgado pela Prefeitura de Hortolândia, ano passado. 

A Revolta da Chibata foi liderada pelo marinheiro João Cândido Felisberto. O  movimento, ocorrido na Marinha brasileira, reivindicava o fim da aplicação de castigos físicos, principalmente as chibatadas. Essa prática era então comum e vigente na Marinha. Além disso, os revoltosos também reivindicavam melhores condições de trabalho nas embarcações, melhores salários e protestavam contra o tratamento desigual entre oficiais e marinheiros. A montagem da peça é do grupo teatral Companhia Jangada. Anteriormente, a companhia produziu outros dois espetáculos, também inspirados em fatos históricos, que foram “SerTão”, com base na Guerra de Canudos, e “Que vacina é essa?”, inspirado na Revolta da Vacina.

Serviço – Espetáculo “A marujada contra a chibata”:

Data: 21 e 22/05 (quarta-feira e quinta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos (Unidade Arlindo Zadi)

Endereço: rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda

Classificação indicativa: 12 anos

Ficha técnica:

Dramaturgia e direção: Gisele Jorgetti

Elenco: Hesming Augusto, Caio Anjos e Matheus Sousa

Figurinos: Simone Rodrigues

Iluminação: Matheo Ferreira

Cenário e sonoplastia: Gisele Jorgetti

Produção: Hesming Augusto