Documento normatiza procedimentos para encaminhar pacientes para atendimento no CEM (Centro de Especialidades Médicas)
Hortolândia dá mais um passo importante para assegurar saúde à população. A Prefeitura divulga o novo protocolo de regulação do acesso de pacientes ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), unidade da Secretaria de Saúde. O protocolo foi oficializado no Diário Oficial Eletrônico, na edição desta quarta-feira (14/05). O documento é destinado somente para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde, que podem acessá-lo em formato PDF por meio dos sistemas internos de dados da Secretaria de Saúde e da Administração Municipal.
Atualmente, o CEM conta com equipe de 46 médicos de 18 especialidades. A unidade está localizada na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Jennifer Bazilio, o objetivo do protocolo é instrumentalizar e, sobretudo, orientar as equipes e os profissionais de todas as unidades de saúde da rede municipal (Atenção Primária ou Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência), sobre os procedimentos para encaminhar pacientes para serem atendidos por médicos especialistas do CEM.
“O protocolo é para garantir que os moradores recebam atendimento de forma equalitária”, reforça a secretária adjunta. O documento passou por processo de atualização. O trabalho foi feito durante dois anos pela equipe multidisciplinar da própria secretaria.
OUTROS TEMAS E ITENS
Além de normatizar os fluxos de encaminhamento de pacientes para receber atendimento médico especializado, o documento regulamenta procedimentos cirúrgicos, exames e agendamentos dos mesmos, classificação de risco, identificação de sintomas de doenças variadas, dentre outros temas e itens.

Com o novo protocolo, a secretária adjunta Jennifer Bazilio salienta que a Prefeitura busca agilizar e organizar melhor os serviços médicos do município e o atendimento.
“Por meio do protocolo, o paciente será melhor orientado, por exemplo, sobre quais exames precisa fazer. O documento também orienta as equipes e os profissionais de saúde sobre quais são os exames corretos a serem feitos, dependendo do caso de cada paciente. Com isso, vamos otimizar as vagas na rede municipal de saúde. O protocolo é importante também para ajudar a reduzir custos e a fila de pacientes que aguardam por atendimento médico especializado”, reforça Jennifer Bazilio. Ainda de acordo com a secretária adjunta, a Secretaria de Saúde planeja atualizar protocolos de outras áreas de atendimento.
O novo protocolo já começou a ser apresentado para as equipes de saúde do município na capacitação ministrada, também na quarta-feira (14/05), na Câmara Municipal. A formação teve ainda palestra sobre as doenças crônicas Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
VILA DA SAÚDE
O CEM (Centro de Especialidades Médicas) é uma das unidades que vão integrar a futura Vila da Saúde.
A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro. A Vila da Saúde é composta pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, o Jardim Terapêutico Querubim que fica dentro do espaço Viva Mais, além do já citado CEM e do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).
O hospital municipal e a central do SAMU (Servico de Atendimento Móvel de Urgência) já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do CEM e do CAISM ainda vão receber essas obras.
O projeto da Vila da Saúde ainda prevê a implantação de quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centros Especializados em Reabilitação (CER) Física e Intelectual e Centro de Referência da Saúde da Mulher.