Hortolândia publica novo protocolo de regulação do acesso ao CEM

Documento normatiza procedimentos para encaminhar pacientes para atendimento no CEM (Centro de Especialidades Médicas)

Hortolândia dá mais um passo importante para assegurar saúde à população. A Prefeitura divulga o novo protocolo de regulação do acesso de pacientes ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), unidade da Secretaria de Saúde. O protocolo foi oficializado no Diário Oficial Eletrônico, na edição desta quarta-feira (14/05). O documento é destinado somente para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde, que podem acessá-lo em formato PDF por meio dos sistemas internos de dados da Secretaria de Saúde e da Administração Municipal.

Atualmente, o CEM conta com equipe de 46 médicos de 18 especialidades. A unidade está localizada na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Jennifer Bazilio, o objetivo do protocolo é instrumentalizar e, sobretudo, orientar as equipes e os profissionais de todas as unidades de saúde da rede municipal (Atenção Primária ou Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência), sobre os procedimentos para encaminhar pacientes para serem atendidos por médicos especialistas do CEM.

“O protocolo é para garantir que os moradores recebam atendimento de forma equalitária”, reforça a secretária adjunta. O documento passou por processo de atualização. O trabalho foi feito durante dois anos pela equipe multidisciplinar da própria secretaria.

OUTROS TEMAS E ITENS

Além de normatizar os fluxos de encaminhamento de pacientes para receber atendimento médico especializado, o documento regulamenta procedimentos cirúrgicos, exames e agendamentos dos mesmos, classificação de risco, identificação de sintomas de doenças variadas, dentre outros temas e itens.

Com o novo protocolo, a secretária adjunta Jennifer Bazilio salienta que a Prefeitura busca agilizar e organizar melhor os serviços médicos do município e o atendimento.

“Por meio do protocolo, o paciente será melhor orientado, por exemplo, sobre quais exames precisa fazer. O documento também orienta as equipes e os profissionais de saúde sobre quais são os exames corretos a serem feitos, dependendo do caso de cada paciente. Com isso, vamos otimizar as vagas na rede municipal de saúde. O protocolo é importante também para ajudar a reduzir custos e a fila de pacientes que aguardam por atendimento médico especializado”, reforça Jennifer Bazilio. Ainda de acordo com a secretária adjunta, a Secretaria de Saúde planeja atualizar protocolos de outras áreas de atendimento.

O novo protocolo já começou a ser apresentado para as equipes de saúde do município na capacitação ministrada, também na quarta-feira (14/05), na Câmara Municipal. A formação teve ainda palestra sobre as doenças crônicas Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

VILA DA SAÚDE

O CEM (Centro de Especialidades Médicas) é uma das unidades que vão integrar a futura Vila da Saúde.

A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro. A Vila da Saúde é composta pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, o Jardim Terapêutico Querubim que fica dentro do espaço Viva Mais, além do já citado CEM e do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher).

O hospital municipal e a central do SAMU (Servico de Atendimento Móvel de Urgência) já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do CEM e do CAISM ainda vão receber essas obras.

O projeto da Vila da Saúde ainda prevê a implantação de quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centros Especializados em Reabilitação (CER) Física e Intelectual e Centro de Referência da Saúde da Mulher.