Inaugurado nesta quarta-feira (14/05), jardim fica dentro do espaço Viva Mais e integrará a futura Vila da Saúde
“Aqui começa a Vila da Saúde!”. Desta forma, o prefeito Zezé Gomes iniciou a cerimônia de inauguração do Jardim Terapêutico Querubim, nesta terça-feira (14/05). O canteiro medicinal está localizado dentro do Espaço Viva Mais, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, no Jardim Santa Clara do Lago. Com nove espécies de plantas para fins medicinais, pessoas cadastradas no Viva Mais poderão utilizar o que for plantado no jardim para a realização de tratamentos diversos. O fornecimento de mudas está prevista apenas após a inauguração do Horto Medicinal, devido as normas vigentes em relação às distribuição de plantas medicinais e aromáticas. A partir de sexta-feira (23/05), pessoas cadastradas no Espaço Viva Mais estão convidadas para a Roda de Saberes realizada no local, das 14h às 17h. Nesta conversa, também participará uma farmacêutica que irá orientar o uso correto das plantas medicinais, com base em evidências cientificas atuais. As rodas acontecerão todas às sextas-feiras, por tempo indeterminado. Para ajudar na composição do jardim, interessados também podem levar mudas para o plantio.
“Aqui começa a prevenção das doenças, com estas plantas naturais, tão importantes para fazer um chazinho ou algum remédio que necessitamos ali, naquele instante. No Jardim Santa Clara do Lago temos este importante espaço Viva Mais, temos a unidade de saúde ampliada do bairro que é a UBS Santa Clara. Ainda na região tem o Centro de Especialidades Médicas, o futuro Centro de Diagnóstico e Imagem, além do Hospital Mário Covas. Enfim, tudo está interligado, com planejamento, pensando na saúde e cuidando com carinho das pessoas”, comentou o prefeito.
As espécies Erva- Cidreira Brasileira, Boldo, Guaco, Melissa, Alecrim, Malvarisco, Capim- Limão e Babosa podem ser encontradas no Jardim Terapêutico. A iniciativa do projeto é das secretarias de Governo, de Inclusão e Desenvolvimento Social, de Saúde e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Cuidar da saúde para cuidar menos da doença. Este trabalho está criando frutos. As pessoas estão consumindo muitos remédios industrializados e, na medida certa, a utilização das plantas deste nosso jardim contribui para o tratamento das pessoas. Este é mais um ganho para a nossa população neste aniversário de 34 anos de Hortolândia”, disse a primeira-dama, secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos.
FARMÁCIA VIVA
O Jardim Terapêutico Querubim faz parte do projeto Farmácia Viva, política pública que faz parte do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é estimular a educação e o conhecimento sobre uso seguro de plantas medicinais, reduzindo o consumo excessivo de medicamentos industrializados. “Agora, no Espaço Viva Mais temos esta área terapêutica acessível para todos com sustentabilidade ambiental, usando plantas medicinais plantadas em vasos. Também está dentro do projeto um e-book, com QR Code em cada vaso das diferentes espécies, com indicações de uso e contra indicações das plantas. Além disso, teremos reuniões e workshops acerca do assunto com farmacêuticos que terão capacitações profissionais para integrar o serviço”, explica Adriana Franco, diretora do Departamento de Relações Institucionais, responsável pelo Espaço Viva Mais.
De acordo com a Secretaria de Governo, no futuro, o objetivo é ampliar o espaço Jardim Terapêutico Querubim para demais órgãos da Prefeitura com novos jardins nas dependências da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara e no Fundo Social de Solidariedade. Além disso, com o avanço do projeto, está em pauta a criação de um Horto Municipal de Plantas Medicinais para destinar plantas aos jardins terapêuticos e, assim, ampliar o acesso da população.
Mais informações sobre cadastros e atividades realizadas no Espaço Viva Mais, podem ser obtidas no espaço localizado na rua Pedro Pereira dos Santos, 147, Jardim Santa Clara do Lago. O telefone do Espaço Viva Mais é o (19) 38094210.