Hortolândia trabalha para tratar todos com igualdade

Evento “Levando música – Conectando vidas” marcou o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio

“Ele melhorou muito o comportamento!” Com essas palavras encorajadoras, a dona de casa Selma Francisca Henrique Silva, moradora do Jardim Amanda, fala com afeto de seu filho, N., de 13 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). N. é um dos pacientes atendidos pelo Centro de Convivência Incluir, unidade especializada da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Hortolândia. O jovem é um dos pacientes que participaram do evento “Levando música – Conectando vidas”, promovido pela Prefeitura, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, Jardim Amanda, na manhã desta terça-feira (13/05). O evento teve apresentações artísticas com pacientes atendidos pela Prefeitura em vários serviços de Saúde Mental, tais como CAPs (Centros de Atenção Psicossocial), CIERS (Centros Integrados de Educação e Reabilitação), dentre outros. O evento lembra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, neste domingo (18/05), e faz parte da programação de 34 anos de emancipação política de Hortolândia. Também participaram do evento o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e a secretária adjunta de Saúde, Jennifer Bazílio.

N. e outros pacientes do Centro Incluir integraram o grupo Presença e Afeto, que fez a apresentação artística intitulada “Laços que importam”, ao som de uma música do cantor Nando Reis.

Da plateia, Selma acompanhou emocionada a apresentação do filho. A mãe conta que o filho frequenta o Centro Incluir desde que o serviço foi inaugurado pela Prefeitura no ano passado, na região do Parque Ortolândia.

“Com o atendimento e o acompanhamento que o N. tem recebido da equipe do Centro Incluir, ele já se comporta melhor. Antes, ele ficava muito agitado. As atividades que ele faz lá tem ajudado muito na sociabilização dele com a gente, com familiares e outras pessoas”, relata orgulhosa a mãe, que destaca que o filho consegue levar uma vida como a de qualquer outro adolescente de sua idade, graças ao trabalho de caráter inclusivo desenvolvido pela unidade.

BRINCAR E INTERAGIR

Quem também esteve no evento e tirou fotos pelo celular foi Rosemary Rosa dos Santos Costa, moradora do Jardim Novo Ângulo. A idosa foi acompanhar seu neto e “filho”, como ela o chama carinhosamente, D.F., de 12 anos.

O jovem é também atendido pelo Centro Incluir e participou da apresentação artística feita junto com os demais pacientes. Dona Rosemary conta que seu neto gosta muito de ir ao Centro Incluir.

“Ele gosta muito de ir lá para brincar e jogar bola com as outras crianças. Ele sempre quer ir lá. Não quer ficar em casa”, conta a avó do menino. Dona Rosemary relata ainda que tem procurado ensiná-lo a contar tudo o que ele faz no centro. “Ele é muito quieto. Mas tem dia que fica mais agitado. Agora mesmo ele está querendo que eu dê pipoca pra ele. Porque o teatro aqui lembra um pouco uma sala de cinema”, relata a idosa, com bom humor.

TRATAR TODOS COM IGUALDADE

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes ressaltou que o município trabalha para tratar a todos com igualdade. “Eu comecei o dia hoje às 5h30. Por isso, como é gostoso começar o dia com essa energia de vocês. A nossa Administração trabalha para enxergar os invisíveis. Não podemos deixar ninguém esquecido. Nossa família é grande, e por isso temos que tratar todo mundo com igualdade. Abraçar o povo. Tenho tido a preocupação em trazer o governo para dentro de entidades e tomar um banho de humildade. Nosso governo procura tratar todo mundo em pé de igualdade. Nossa família vai crescendo, com humildade, e temos que incluir a todos e todas”, salientou o prefeito.

A secretária adjunta de Saúde, Jennifer Bazílio, destacou a importância de se lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. “Esse dia é importante para vocês, suas famílias e a sociedade. Representa uma grande vitória na história da saúde e das pessoas do país. É importante ocuparmos espaços dentro da sociedade. Conquistar direitos que temos”, ressaltou a secretária adjunta.

Vale lembrar ainda que a programação em Hortolândia pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial já teve outro evento importante: a entrega DO serviço residencial terapêutico, na sexta-feira (09/05). É uma nova unidade de saúde mental localizada no Parque Ortolândia. Já a grande comemoração pela data em si está prevista para acontecer no OAPE (Observatório Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago, no dia 30 deste mês.