Prefeitura apoia eventos e ações comemorativas pela Semana de Enfermagem, que começou nesta segunda-feira (12/05) e vai até a próxima terça-feira (20/05)
No universo da saúde, os enfermeiros desempenham um papel fundamental. Para oficializar o reconhecimento e a importância dessa profissão, o Brasil instituiu a Semana da Enfermagem. Habitualmente, a semana é comemorada entre os dias 12 a 20 deste mês. Ao longo dos últimos anos, a semana também passou a abranger todos os demais profissionais de saúde.
A semana marca datas sobre duas mulheres cujas atuações foram destacadas na enfermagem. Uma delas é a britânica Florence Nightingale, nascida no dia 12 de maio de 1820. Ela é considerada a fundadora da moderna enfermagem.
A outra mulher é a brasileira Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, falecida no dia 20 de maio de 1880. Anna é considerada a pioneira da enfermagem no Brasil, tendo atuado como voluntária em guerras e conflitos bélicos nos quais o país se envolveu.
Apesar de não ter programação oficial e unificada neste ano, Hortolândia terá uma série de ações e atividades comemorativas à Semana da Enfermagem em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), unidades de Atenção Especializada e ainda nos serviços de urgência e emergência.
Ao longo desta semana, o Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas terá uma programação especial de ações e atividades em comemoração à Semana de Enfermagem. A programação inclui palestras sobre cuidado e autocuidado, valorização pessoal e profissional, dentre outros temas.
VALORIZAÇÃO
A secretária adjunta de Saúde, Jennifer Bazilio, destaca que a Semana da Enfermagem é importante para valorizar o trabalho dos profissionais de saúde.
“A semana é de grande importância por valorizar o trabalho e o desempenho de enfermeiros, técnicos de enfermagem, bem como dos demais profissionais de saúde. Todos eles são a força motriz do SUS (Sistema Único de Saúde). São o grande coração do sistema. Fazem com o que sistema rode e funcione. Eles são os agentes que colocam em prática todas as políticas públicas de saúde no país”, destaca Jennifer.
A secretária adjunta ainda salienta que enfermeiros e técnicos de enfermagem são os profissionais mais importantes, uma vez que eles atuam todo dia, às vezes, 24 horas, em contato direto com o paciente.
“São os profissionais que ficam próximos aos pacientes. Eles amparam, escutam, cuidam, seguram a mão. Enfim, eles conhecem muito bem o paciente em razão justamente desse contato diário”, enaltece a secretária adjunta.
Enfermeira por formação, a secretária adjunta explica que há diferenças importantes no trabalho e na atuação de enfermeiro e técnico de enfermagem. A enfermagem é uma ocupação de Nível Superior. Portanto, quem quer atuar na área precisa fazer o curso de enfermagem, que, em média, tem duração de cinco anos.
“O enfermeiro é responsável por fazer a gestão do cuidado dos pacientes. Ele atua em procedimentos de maior complexidade, como, por exemplo, cuidar de pacientes internados em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), fazer a inserção de catéteres, coleta de materiais diferenciados, dentre outros”, ressalta a secretária adjunta.
Já o técnico de enfermagem atua com procedimentos de menor complexidade, como aplicação de vacinas e/ou injeções, curativos, dentre outros. Para atuar na profissão, é necessário fazer um curso técnico de enfermagem, que, em média, dura em torno de dois anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, atualmente a rede municipal conta com 473 profissionais de enfermagem, dos quais 91 enfermeiros e 382 técnicos de enfermagem.