Iniciativa dos departamentos de Direitos Humanos e Políticas Públicas para PCD da Prefeitura tem o objetivo de conscientizar adolescentes sobre os perigos das drogas
Alunos da ETEC (Escola Técnica Estadual de Hortolândia) receberam uma palestra com o tema: Droga na Adolescência e Dependência Química idealizada pelo Departamento de Direitos Humanos em parceria com o Departamento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência vinculados às secretarias de Governo e de Inclusão Social da Prefeitura. O objetivo é a conscientização dos jovens sobre os malefícios causados pelo uso das drogas. A ação foi realizada para alunos do segundo ano da unidade de ensino.
“Apresentamos relatos reais sobre a adicção e apresentamos o Programa de 12 Passos de Narcóticos Anônimos para recuperação de dependentes químicos. Adicção é uma doença crônica que afeta o cérebro e o comportamento, levando a incapacidade de controlar o uso de substâncias ou a realização de certos comportamentos. É caracterizada por um desejo intenso e persistente. A adicção pode envolver substâncias como álcool, drogas, e também comportamentos como jogos, entre outros”, explica o palestrante Alexandre Amaro, ex-dependente químico, Conselheiro Terapêutico em Dependência Química através do Instituto Souza Novaes (ISN) em 1999. Amaro passou por tratamento no Instituto Souza Novaes na cidade de Serra Negra e também é membro dos Narcóticos Anônimos.
“Orientar e conscientizar os nossos jovens a ficar longe dos perigos que as substâncias causadoras da dependência trazem é importante para o desenvolvimento futuro desses jovens. Uma palestra como esta pode salvar vidas e contribui com as informações necessárias dentro de unidades de ensino. Preservar a qualidade de vida é missão no trabalho desenvolvido diariamente por nossas equipes”, comenta Heverton Silva, Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Administração Municipal.