Benefícios do aleitamento materno são destacados durante quarta entrega do Programa “Cuidar”

Mais cerca de 170 gestantes receberam kits do Programa da Prefeitura de Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (24/04)

Você sabe quais são os benefícios do aleitamento materno, tanto para o bebê quanto para a mãe? Quem está sendo atendida pelo “Programa Cuidar”, da Prefeitura de Hortolândia, já sabe. Durante a quarta entrega do ano dos kits de maternidade, as cerca de 170 mamães presentes e familiares puderam aprender um pouco mais sobre o tema, durante a explanação da cirurgiã dentista Débora Hoffman, representante da Secretaria de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (24/04), no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

“O bebê que é amamentado ao peito é uma criança que se desenvolve muito melhor. Proporciona todo o desenvolvimento da musculatura facial dessa criança, que a mamadeira não consegue fazer. Vai facilitar essa criança de ter uma boa comunicação, porque movimenta corretamente os músculos, fortalece a língua. São inúmeros os benefícios. Reduz o risco de diarreia, de problemas pulmonares e alergias. O Hospital vai orientar, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão preparadas para acolher vocês. Se tiver alguma dificuldade, não está acertando a pega, nós estaremos lá, com o mesmo carinho e com o mesmo cuidado que nós estamos tendo com cada uma de vocês hoje”, explicou Débora, que trabalha no Apoio à Atenção Primária. “O vínculo que você vai desenvolver com o seu filho, quando você consegue amamentá-lo, é uma coisa que vai durar a vida toda. Enquanto sociedade, é um bem sustentável. Isso é cuidar”, destacou a dentista.

Representando o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, que estava em agenda fora da cidade, a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, também destacou o caráter social e amplo do Programa.

“Esse programa que hoje atende 169 mãezinhas já está na base de mais de 4 mil mães atendidas. Isso é muito importante, porque quando a gente fala das mães que são atendidas, pensa em mais de 4 mil crianças e na família dessa mãezinha que está sendo atendida pelo Governo e que passa a conhecer um pouquinho mais de tudo que é feito e que vocês têm direito de buscar. Queremos desejar que essa criança seja um bênção na vida de cada um de vocês e que tenham esse cuidado, essa responsabilidade, assim como a gente pede que não faltem às consultas para o desenvolvimento desse bebê, que vocês continuem com esse cuidado na vacinação”, ressaltou a secretária.

Para as futuras mamães, o Programa traz diversos benefícios.

“Me ajuda bastante, bastante. Ainda mais eu que deixei pra fazer tudo em cima da hora. Ajuda na questão psicológica, porque, no momento da gravidez, a gente se sente sozinha. Nas reuniões, a gente vê que não é a única que está passando por várias experiências”, afirmou Rafaela Freitas de Deus, de 20 anos, moradora do Jd. Rosolém, mãe de Ravi Antônio, de 2 anos, e futura mamãe de Elias.

“Conversei com a minha mãe e achamos que iria sair por volta de uns R$ 150, mais ou menos, para comprar o básico, só questão de higiene. O resto sairia muito mais, uns R$ 300 reais. Então, vai ajudar bastante financeiramente”, comentou Regina Vivian Nolasco Cordeiro, também de 19 anos, moradora do Jd. Interlagos e futura mãe do garotinho Oliver. 

Saiba mais sobre o “Cuidar”

O Programa “Cuidar” presta atendimento integral a gestantes e puérperas, residentes em Hortolândia e acompanhadas no período pré-natal por profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde), em UBSs. Com base em relação enviada pela Secretaria de Saúde, as atendidas, a partir da 34ª semana de gestação, recebem o kit com diversos itens de cuidado materno-infantil. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, mais de 4,4 mil mulheres já foram atendidas, desde o início do Programa até abril deste ano.

O Programa envolve quatro secretarias municipais: Saúde; Inclusão e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e Educação, Ciência e Tecnologia. É que, além de acompanhar e orientar as futuras mães durante o processo de gestação, o Programa também promove iniciativas voltadas à inclusão social, educação e empregabilidade de membros do núcleo familiar. 

Segundo o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira, o Programa tem a pretensão de atender a família de forma ampla.

“A gente trabalha o desenvolvimento de Hortolândia cada vez mais, mas a gente não pode esquecer das pessoas. Esse é o nosso objetivo principal enquanto Prefeitura, enquanto secretarias, é cuidar bem das pessoas”, afirmou o gestor, durante o evento.