Chefe do Executivo Municipal reforçou importância de mais leitos para agilizar fila do sistema CROSS durante primeiro encontro deste ano do Conselho de Desenvolvimento da RMC, nesta quarta-feira (20/03)
A implementação de mais vagas hospitalares é um dos principais desafios que Hortolândia e municípios da região enfrentam na área da saúde. Essa foi uma das questões destacadas pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes durante a primeira reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), nesta quarta-feira (20/03).
Na reunião, o prefeito Zezé Gomes reforçou a criação de 200 novos leitos hospitalares na região, proposta que já havia sido anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas como uma solução emergencial para amenizar o déficit regional de vagas na rede pública de saúde.
O anúncio da criação dos 200 novos leitos foi feito pelo governador na cerimônia de posse do prefeito de Campinas, Dário Saadi, como novo presidente do conselho, em fevereiro deste ano. Na ocasião, foi recebido com grande expectativa pelos gestores municipais. O governador defendeu a necessidade de ações imediatas para suprir a carência de leitos hospitalares na região, destacando que a construção de um Hospital Metropolitano será uma solução a longo prazo, mas que medidas emergenciais são imprescindíveis para atender a demanda crescente.
Um dos principais desafios enfrentados por Hortolândia e região é a alta demanda por internações hospitalares, reforçou o prefeito Zezé Gomes na reunião. Atualmente, as vagas são reguladas pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Governo do Estado, que determina e encaminha as internações de pacientes nas 20 cidades da RMC.
O prefeito ressaltou ainda a importância da rápida implementação das vagas hospitalares para garantir que a população tenha acesso a um atendimento digno e ágil.
“É fundamental que a RMC tenha uma resposta sobre essa criação das 200 novas vagas de leitos na região. Nossa população sofre com a demora na liberação de vagas para cirurgias por meio do sistema CROSS. Esse foi um compromisso do governador Tarcísio de Freitas, feito há cerca de 30 dias, que prometeu abrir as vagas em curto espaço de tempo e, num segundo momento, venha discutir a futura construção do nosso Hospital Metropolitano”, afirmou o prefeito.
Ainda no encontro,o conselho definiu que a pauta que discute a criação dos novos leitos será um dos temas centrais da próxima reunião, que acontecerá em abril, em Paulínia. A expectativa é que representantes do Governo do Estado apresentem esclarecimentos sobre a implementação da medida e tragam um cronograma para a viabilização das vagas.
“A regulação de leitos hospitalares tem sido um desafio constante para os municípios da RMC, que enfrentam dificuldades para atender a crescente demanda de pacientes que necessitam de internação. A descentralização do atendimento e a ampliação da rede de saúde são medidas defendidas pelos prefeitos da região como essenciais para garantir um atendimento de qualidade à população”, finalizou o prefeito.