Evento, nesta quarta-feira (05/02), marcou o início do calendário escolar 2025 na rede pública municipal
Cerca de 200 profissionais da educação de Hortolândia acompanharam presencialmente a palestra do professor e escritor Gabriel Chalita, ex-secretário estadual de Educação, na noite desta quarta-feira (05/02). O evento, realizado no auditório do IATec (Instituto Adventista de Tecnologia), no Parque Ortolândia, marcou a abertura da Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Prefeitura.
Transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube, a palestra sobre “Territórios de Saberes: Conexão entre Escola, Comunidade e Cultura” está disponível no Portal da Educação e obteve mais de 5 mil visualizações até o momento.
Na abordagem, repleta de exemplos de sua vida pessoal, Chalita destacou a importância da educação na vida dos seres humanos, sobretudo nos anos iniciais do processo de ensino-aprendizagem, bem como dos vínculos afetivos, do sonho e do pertencimento ao grupo para o enfrentamento de situações socialmente delicadas, tais como o bullying, o suicídio, o luto e as violências.
“Precisamos perceber que, quando voltarmos às escolas, vamos receber alguns alunos que são filhos de famílias em que há espancamentos noturnos. Tem criança que vai chegar na nossa escola que é espancada. Tem criança que é violentada sexualmente (pelo avô, pelo pai…) e que percebe isso na escola. Se a gente olhar, os índices de violência contra a criança no Brasil são assustadores. Então, proporcionalmente, a gente tem uma grande quantidade de crianças que sofrem isso e vêm para a escola e têm um tipo de comportamento que a gente acha que é inadequado, que não conseguiu memorizar tal coisa e desenvolve isso. Calma! O primeiro processo de aprendizagem, voltando à Sêneca novamente, é: ensine a conviver. A essência do processo educativo na formação humana está nas infâncias, nos inícios. O professor mais importante é o das crianças, de zero a três anos, dos quatro aos cinco anos, no início do processo de alfabetização. Este é o momento em que nós, seres humanos, ainda não temos peneiras psíquicas. Tudo entra dentro da gente. Que tipo de estratégia a gente vai ter para que o brincar seja o ensinar a conviver? Para que o contar histórias seja o ensinar a conviver? Um dos caminhos que o Japão trabalhou para diminuir o suicídio foi o relacionar com os avós dentro das escolas. Na China, colocaram aula de música todos os dias em todas as séries para evitar índices de suicídio”, afirmou Chalita.
Ao abrir os trabalhos, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia, Fernando Moraes, deu as boas-vindas aos profissionais da rede municipal de ensino, desejando a todos um ano produtivo, em que os frutos plantados quando da elaboração do currículo próprio da educação possam ser colhidos. Outras atividades de acolhimento e trabalhos de planejamento que compõem a Jornada Pedagógica prosseguem nesta quinta-feira (06/02), fechados aos profissionais da rede municipal de educação, dando início ao calendário escolar 2025.
Atualmente, Hortolândia atende cerca de 25 mil estudantes nas escolas próprias e vinculadas à rede municipal. As aulas começam na próxima segunda-feira (10/02).