Órgão da Prefeitura oferece nestas categorias alguns benefícios, como maior quantidade de livros que podem ser emprestados e maior prazo de devolução
Para muita gente as férias acabaram. É hora de voltar ao trabalho. Para quem não conseguiu ler os livros que queria no período de recesso, a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, dá uma ajuda para manter o hábito da leitura durante o ano. A biblioteca possibilita que os usuários cadastrados na categoria Leitor Comum subam para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime, e desfrutem de benefícios.
O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que todo usuário novo é, inicialmente, cadastrado na categoria Leitor Comum. Nessa categoria, é possível pegar até três livros emprestados com o prazo de devolução de 14 dias, podendo fazer uma renovação do prazo de empréstimo por mais 14 dias. Com isso, o Leitor Comum pode desfrutar de até 28 dias para ler as obras que pegou emprestado.
Já na categoria Leitor Vip, o usuário pode levar até seis livros emprestados, com o prazo de devolução de 21 dias. Nessa categoria, também é possível fazer uma renovação do prazo de empréstimo, ou seja, mais 21 dias. Portanto, nessa categoria, o leitor pode ficar até 42 dias com os livros emprestados.
Mas como se faz para subir da categoria Leitor Comum para Leitor Vip? O coordenador Rafael Antonio da Silva explica que é necessário que o usuário cumpra os seguintes critérios: ter, no mínimo, seis meses de cadastro; ter lido 15 obras durante o período de 12 meses; respeitar as normas de conduta e os prazos de empréstimo; não ter extraviado nem danificado nenhum material ou título do acervo da biblioteca. Além disso, o leitor passa por uma avaliação da equipe da biblioteca.
SUBIR DE CATEGORIA
Ao se tornar Leitor Vip, o usuário cadastrado pode ainda subir para a categoria Leitor Prime. Nessa categoria, é possível pegar emprestado até nove obras literárias. Já o prazo de empréstimo é de 28 dias, com direito a uma renovação do prazo por mais 28 dias. Assim, o usuário dessa categoria pode ficar até 56 dias com os livros emprestados.

Para se tornar Leitor Prime, é necessário seguir os seguintes critérios: ter, no mínimo, um ano de cadastro; ter lido 50 livros durante o período de 12 meses. O Leitor Vip que quer subir para a categoria Leitor Prime também precisa respeitar as normas de conduta e os prazos de empréstimo, e não ter extraviado nem danificado nenhuma obra. A biblioteca também faz uma avaliação do usuário que deseja subir para a categoria Leitor Prime.
Cada usuário recebe uma carteirinha específica nos formatos físico e digital, com a identificação de qual das três categorias está cadastrado. O empréstimo de livros é feito somente mediante apresentação da carteirinha.
O coordenador salienta que a organização dos usuários por categorias é mais uma ação da biblioteca para estimular o hábito da leitura. “É ainda mais uma maneira de divulgarmos a própria biblioteca e seu acervo, e de alavancarmos o número de empréstimos feitos”, salienta Silva. Atualmente, a biblioteca tem em torno de 6.000 usuários cadastrados. Desses, 125 são da categoria Leitor Vip e 23 da categoria Leitor Prime.
LITERATURA CLÁSSICA
Uma usuária que está feliz por ter subido recentemente da categoria Leitor Comum para Leitor Vip é a técnica de contabilidade Andrea Araújo dos Santos, moradora da região do Jardim do Bosque. Nesta segunda-feira (27/01), a leitora esteve na biblioteca para desfrutar dos benefícios da sua nova categoria. Andrea aproveitou e já pegou seis livros emprestados. Um dos títulos que ela escolheu é “A revolução dos bichos”, uma das obras mais conhecidas do romancista inglês George Orwell.
Uma das primeiras usuárias cadastradas da biblioteca, Andrea se considera uma leitora voraz. “Leio, em média, dois livros por semana. Eu gosto de literatura clássica. Peguei esse livro do George Orwell porque já tinha lido a obra ‘1984’, que é também dele”, conta a leitora.
A usuária destaca os benefícios de ter se tornado Leitora Vip. “Agora, posso pegar uma quantidade maior de livros. E com um prazo maior de devolução, que é 21 dias. Assim, eu posso ler com mais tranquilidade, pois quando eu leio eu mergulho na história”, destaca Andrea, entusiasmada.
Outro benefício oferecido pela biblioteca que é destacado pela usuária é a possibilidade de solicitar a renovação do prazo dedevolução por meio do BiblioZap, serviço de atendimento da biblioteca pelo WhatApp, cujo número é (19) 98970-7332.
A leitora elogia o trabalho da Biblioteca Municipal de Hortolândia. “É um exemplo de biblioteca em todos os sentidos. Conheço a biblioteca de uma outra cidade daqui da região. A biblioteca de lá é muito fria no sentido humano. A equipe da biblioteca de Hortolândia é humana na maneira de tratar e atender o público. Eles são atenciosos e calorosos. São pacientes em explicar para as pessoas como se faz para procurar livros na biblioteca”, elogia a usuária.
CADASTRO
Quem quiser fazer o cadastro para se tornar usuário da biblioteca deve apresentar documento com foto original e comprovante de endereço também original, ambos nos formatos papel ou digital. Menores de idade devem apresentar documento original de pai, mãe ou responsável, e autorização assinada por algum deles.
Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).
Atualmente, a biblioteca tem um acervo com 18.000 obras. Os leitores podem consultar o acervo de forma on-line por meio deste site. A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.